Fale com a gente

Marechal Luto

Falece o empresário rondonense Mauro Benvenho

Publicado

em

Foto: Arquivo/OP

O empresário rondonense Mauro Benvenho faleceu por volta das 16 horas desta quarta-feira (19), no Hospital Rondon, em Marechal Cândido Rondon. Ele era proprietário da Lojas Helena.

Benvenho foi internado no Hospital Rondon com problemas no coração no dia 20 de junho, tendo sido transferido a um hospital em Cascavel na data seguinte (21 de junho). Naquela cidade o empresário permaneceu internado por várias semanas, até que regressou a Marechal Rondon.

Conforme familiares, Benvenho havia apresentado melhora no quadro clínico, tanto que estava sendo cogitada a possibilidade de receber alta, até que sua saúde voltou a fragilizar, vindo a falecer às 16 horas.

 

CONQUISTAS

O envolvimento e comprometimento fizeram com que Benvenho conquistasse a confiança dos empresários rondonenses, chegando a exercer a presidência do Sindicato do Comércio Varejista de Marechal Rondon (Sindicomar).

Pela sua destacada atuação, o rondonense foi homenageado no ano de 2008 na 3ª edição do Prêmio Guerreiros do Comércio, evento promovido pela Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio). Entre os critérios para escolha da honraria estão tempo de atividade, ações e integração social, luta pela classe, investimentos efetuados no ano passado, entre outros.

Em entrevista concedida ao Jornal O Presente naquele ano, Benvenho salientou que a conquista do prêmio foi uma surpresa. “Fiz o currículo para concorrer, mas mesmo assim foi uma surpresa ser o escolhido. É uma grande satisfação receber o prêmio e também contribuir com o comércio rondonense”, ressaltou à época.

 

TRAJETÓRIA

Benvenho iniciou suas atividades comerciais em 1962 como pacoteiro nas Casas Pernambucanas, onde foi promovido para balconista, depois para primeiro auxiliar de loja, passando a praticante de gerente e finalmente gerente.

De 1969 a 1984 Benvenho passou por quatro filiais da empresa. A partir de então passou a administrar seu próprio negócio. Participou da diretoria da Acimacar e como membro lutou e conseguiu aprovação do Governo do Estado a isenção do ICMS sob a correção das vendas a prazo (conhecida como tablita); e foi presidente e coordenador regional do SCPC durante 16 anos. Participou da conquista para trazer o Sesc e o Sesi para Marechal Rondon. Foi tesoureiro da Igreja Católica, conselho fiscal do Colégio Cristo Rei na construção dos primeiros edifícios o qual foi presidente dos condomínios residenciais Itacorá e Vale do Reno, sendo responsável pela parte financeira, orçamento e compras.

Participava da diretoria da Apae desde 1994 e fez parte da diretoria do CDL desde sua fundação. Em 2007, promoveu mudança interna completa de seu estabelecimento comercial, incluindo climatização e novos equipamentos de informática.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente