Ford/Abradif/Rodovel Ranger
Marechal

Fenômeno conhecido como ‘halo solar’ é visto no céu de Marechal Rondon

 

O Presente


Um fenômeno solar chamou a atenção de moradores de Marechal Cândido Rondon
neste sábado (12). Um ‘halo solar’ se formou ao redor do astro. A imagem despertou a curiosidade de muitas  pessoas, que aproveitaram para fazer fotos e postar nas redes sociais.

Em 2013 o fenômeno Halo Solar foi registrado no céu de Londrina, desta vez, vários municípios da região Oeste registraram o círculo ao redor do sol. Em Marechal Rondon, o círculo colorido em volta do sol começou a ser notado por volta das 11 horas da manhã.

Porto Mendes, distrito de Marechal Cândido Rondon, e outras cidades, como Cascavel, Toledo e Guaíra, também registraram o fenômeno.

O Presente

O que é “halo solar”?

O fenômeno se chama “halo solar” e não é muito diferente de um arco-íris. A coroa aparece no céu quando a luz do Sol é refletida e refratada por cristais de gelo na atmosfera – em alguns casos o desenho surge próximo a camadas de nuvens.

Como a luz branca contém, potencialmente, todas as demais cores, a sua incidência nos cristais produz um caleidoscópio cromático que brilha de 5 km a 10 km acima de nós, na troposfera superior. Em outras palavras, os cristais funcionam como espelhos e prismas, “filtrando” diferentes comprimentos de onda (cores) das ondas luminosas solares.

Os cristais são formados em razão da diferença de temperatura entre o dia e a noite, podendo ser observados mesmo sob a luz da Lua. E atenção: um fenômeno como esse é um grande aliado dos meteorologistas, já que ocorre nas nuvens cirrostratus, que servem para prever a aproximação de um sistema frontal – ou seja, pode vir chuva por aí.

O Presente

O Presente
O Presente
O Presente

Joni Lang/OP
Fenômeno também foi registrado em Porto Mendes

TOPO