Fale com a gente

Marechal Superlua entre nuvens

Lua dos Cervos dá o ar da graça em Marechal Rondon; confira registros

Visualização do fenômeno foi prejudicada em partes do município devido ao céu nublado, mas o fotógrafo Rafael Sturm conseguiu flagrar o astro

Publicado

em

(Foto: Rafael Sturm)

A Lua dos Cervos cativou observadores do céu na noite desta quarta-feira (13). A lua estava a uma distância de perigeu de 357.264 quilômetros da Terra, o ponto mais próximo que o astro deve se aproximar de nós neste ano.

Em Marechal Cândido Rondon, as nuvens acompanharam o nascer da lua e prejudicaram a observação do fenômeno em alguns lugares. Para aqueles que conseguiram observar, as nuvens só se somaram ao esplendor da superlua.

O fotógrafo rondonense Rafael Sturm registrou a evento astronômico diretamente do Parque Ecológico Rodolfo Rieger. Algumas das fotografias foram invertidas horizontalmente para que o letreiro de Marechal Rondon se destacasse – confira os registros:

Lua dos Cervos

Esta é a terceira superlua do ano e figura como um dos principais fenômenos astronômicos deste mês. A denominação Lua dos Cervos, ou Buck Moon, é derivada da cultura nativo-americana dos Estados Unidos e, segundo informações do MetSul, faz referência ao ciclo de crescimento dos chifres dos cervos machos, que geralmente atingem seu ápice em julho.

Próximo evento astronômico

Ainda neste mês, os amantes das galáxias poderão vislumbrar a chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul. O fenômeno acontece desde terça-feira (12) e segue até 23 de agosto, mas deve atingir seu pico de atividade na noite do dia 28 até a manhã do dia 29, quando deve ser possível observar cerca de 20 meteoros “caindo” por hora.

A observação do evento, visível em todo o Brasil, será favorecida pela noite escura propiciada pela lua na fase nova. A chuva é formada por detritos dos cometas Marsden e Kracht.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente