O grupo de mães Gesta Rondon promoveu neste sábado (06) um “mamaço” na Praça Willy Barth, em Marechal Cândido Rondon. O objetivo é conscientizar sobre a importância do aleitamento materno ao menos até o seis primeiros meses do bebê.
Como parte da programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) de 2017, as mães se reuniram em roda para brincar e, principalmente, amamentar os filhos. A ação foi realizada no gramado da praça a fim de chamar a atenção para a importância desse gesto, que ajuda no desenvolvimento infantil.
Segundo a doula Gilvana Costa, o objetivo da semana é promover o aleitamento materno e tirar dúvidas das mães sobre o processo. “A amamentação é muito benéfica, mas a mulher precisa de uma estrutura, de uma rede de apoio que permita a ela se dedicar a isso. É muito fácil a mulher desistir da amamentação, e ela não pode ser julgada, porque às vezes ela faz isso devido ao cansaço e esgotamento que isso causa no momento”, pontua a doula. “Diante disso, a mãe já inicia com a mamadeira e com o leite formulado, e nisso entra a questão das alergias, que vemos tão presentes nos dias atuais”, acrescenta.
O tema da SMAM este ano é "Amamentar: Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você". O reforço da semana é para que o leite materno seja passado ao bebê até os dois anos.
Informações
Conforme Gilvana, nas reuniões do grupo são repassadas informações para as gestantes de como será a amamentação, o que devem esperar, como se preparar, quais são as dificuldades mais frequentes após o nascimento do bebê, amamentação e desmame, medos e pressões, relacionamento com familiares e profissionais de saúde, entre outros.
Os grupos Gestas possuem contas nas redes sociais, onde são realizadas postagens pertinentes a vários assuntos para as mulheres e para os familiares. Nesta semana, as informações são relacionadas ao aleitamento materno, principalmente, aos benefícios.
Bom para ambos
O leite da mãe é um aliado essencial na luta contra a mortalidade infantil por possuir todos os nutrientes necessários para que a criança cresca com saúde. A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além dos nutrientes, o leite materno protege o bebê contra problemas comuns nos primeiros anos de vida, como diarreia, alergias, doenças respiratórias e infecções.
A sucção, no bebê, colabora para o desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da respiração. Funciona ainda como vacina natural, protegendo a criança contra anemias, obesidade e intolerância ao glúten.
Já para a mãe, a amamentação contribui para a recuperação do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto. Reduz também o risco de a mulher desenvolver, no futuro, câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes. Quanto mais tempo o bebê mamar, melhor não só para ele, como para os dois.