Fale com a gente

Marechal 18 de setembro

Marechal Rondon sedia 21º Encontro dos Descendentes da Família Lamb

Evento acontece dia 18 de setembro e marca 195 anos da chegada da família Lamb ao Brasil

Publicado

em

Fabiano, Elton e Elisangela Lamb em visita ao O Presente, na quarta-feira (24), para divulgar 21º Encontro dos Descendentes, depois de dois anos sem encontros (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

Marechal Cândido Rondon vai sediar o 21º Encontro dos Descendentes da Família Lamb no dia 18 de setembro, a partir das 09 horas, no Salão Clube de Idosos Paz e Amor. Elton Lamb é um dos organizadores do encontro e fez uma visita ao jornal O Presente, na quarta-feira (24), para divulgar o evento. Segundo ele, são esperados cerca de 200 descendentes.

“Tem gente confirmada de Parobé, Carlos Barbosa e São José do Hortêncio (cidades do Rio Grande do Sul). Um ônibus vai sair de Concórdia e outro da região de São Miguel do Oeste e Maravilha, em Santa Catarina. Ou seja, vamos ter pessoas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraguai e de cidades da região, como Palotina e, claro, de Marechal Rondon”, detalha Elton.

Edição esperada

Esta é a segunda edição do evento no município e é especialmente esperada depois de dois anos sem realização do encontro por conta da pandemia. Elton participou da primeira edição sediada em Marechal Rondon, em 2007, e em outras no Rio Grande do Sul e Paraguai. Ele lamenta que cerca 15 descendentes Lamb que participavam dos encontros faleceram devido à Covid-19.

Organizador do evento, rondonense Elton Lamb: “Vamos ter pessoas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraguai e de cidades da região, como Palotina e, claro, de Marechal Rondon” (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

Divulgação

Fabiano Lamb, que também auxilia na organização do evento, diz que o convite para o encontro está sendo feito através das redes sociais Facebook, WhatsApp, Instagram e também por telefone.

 “O convite para a festa é feito em um trabalho de formiguinha. As pessoas têm até dia 04 de setembro para confirmar presença e aí teremos uma base. Sabemos que o pessoal está bem ansioso para a retomada”, menciona a filha de Elton, Elisangela.

Conforme Fabiano, muitos visitantes vêm para o encontro e aproveitam para conhecer o município-sede. “Convidamos aos Lamb da cidade, da região e todos que ficarem sabendo para que participem do encontro. Muita gente não tem mais o sobrenome, mas carrega Lamb na descendência e podem participar”, frisa, informando que, com o objetivo de atrair o público mais jovem, está sendo organizada uma programação para o dia anterior ao evento.

Convite está sendo divulgado nas redes sociais e fisicamente (Foto: Divulgação)

Programação

O 21º Encontro dos Descendentes da Família Lamb inicia às 09 horas do dia 18 de setembro, com recepção e boas-vindas. “Os presentes recebem crachás para preencher com nome e cidade para facilitar a identificação. Também pedimos para todos registrarem nome, cidade e contato na lista de presença para facilitar o contato em encontros posteriores”, explica Elisangela.

Na sequência, haverá a abertura oficial seguida por culto. “Depois da cerimônia e antes do almoço será feita a foto oficial. À tarde acontece o matibaile e é um tempo para contar causos, se conhecer e identificar se é parente próximo ou não. O encerramento é às 17 horas”, comenta a rondonense.

Organizadora do evento, Elisangela Lamb: “As pessoas têm até dia 04 de setembro para confirmar presença” (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

195 anos dos Lamb no Brasil

O encontro marca 195 anos da chegada da família Lamb no Brasil. “Quando se pesquisa outros sobrenomes, encontramos que vieram várias famílias de várias regiões da Alemanha, mas os Lamb têm uma raiz em comum, porque só veio uma família com esse sobrenome. Era um casal com seis filhos. Todos os Lamb no Brasil são descendentes desses seis filhos”, evidencia Elton.

Johann Peter Lamb e Anna Elisabetha Oehl vieram ao Brasil com os filhos (1) Johann Peter Lamb, (2) Johann Adam Lamb, (3) Johann Georg Lamb, (4) Johann Nicolaus Lamb, (5) Johann Christian Lamb e (6) Johann Conrad Lam, cita Fabiano a partir do livro “Os Lamb no Brasil”, escrito por Arnold Lamb, que foi lançado no primeiro encontro da família sediado em Marechal Rondon.

De acordo com Fabiano, o livro “rastreia” mais de dez mil descendentes Lamb no Brasil, em uma pesquisa que durou 20 anos. “Hoje em dia cada vez menos as pessoas se interessam nessas questões de descendência, mas eu acho importante olhar para a origem da família”, considera.

Organizador do evento, Fabiano Lamb: “Os Lamb têm uma raiz em comum, porque só veio uma família com esse sobrenome. Era um casal com seis filhos. Todos os Lamb no Brasil são descendentes desses seis filhos” (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente