O Presente
Marechal

Moradores de Porto Mendes fazem abaixo-assinado pedindo estudo de viabilidade da praia

calendar_month 17 de novembro de 2020
3 min de leitura

Nos papéis que o empresário Pedro Geraldo Hohmann tem em mãos estão as quase 300 assinaturas de comerciantes e moradores do distrito de Porto Mendes, em Marechal Cândido Rondon. O abaixo-assinado é um pedido de estudo de viabilidade da praia que fica dentro do Parque de Lazer Annita Wanderer, para que o local possa voltar a ser usado pelos turistas.

De acordo com Hohmann, que tem um posto de combustíveis há 17 anos próximo ao parque, o abaixo-assinado já foi entregue à Prefeitura de Marechal Rondon e nele estão depositadas as esperanças de quem trabalha e mora em Porto Mendes.

“Com a praia aberta, os turistas vêm, principalmente aos finais de semana. Para o comércio isso é muito importante. Aí dizem que aqui a água é imprópria para banho, mas nas outras praias que existem na região, que usam a mesma água, não há esse problema. Faz 20 anos que o lago abaixa e nunca foi feito nada para adequar. Claro que assim fica imprópria”, opina.

Quem também diz sentir o impacto da praia fechada é Amanda Hubler Backer. Ela tem um mercado na avenida principal do distrito e diz que todos os anos, na temporada, costuma contratar pelo menos três funcionários temporários, mas, sem os turistas, é possível que precise mandar alguém embora.

“Estamos há quase dez anos mudando a estrutura e investindo muito aqui. Esse era para ser um ano ótimo, mas aí ficamos sem os turistas porque foi tudo fechado e tivemos prejuízos de, pelo menos, 25%”, conta.

Amanda ressalta que outra preocupação, caso a praia permaneça fechada e o movimento de turistas não melhore, é com os pequenos trabalhadores. “Aquela pessoa que trabalha aqui no mercado, que trabalha como frentista do posto, o homem que vende um picolé, o outro que vendia conserva na praia, o pintor que iria trabalhar nas casas para o Natal, que apostava nesse dinheiro para o final do ano, não vai ter serviço e, assim, as coisas vão parando de desenvolver aqui em Porto Mendes”, teme ela.

O acesso dos visitantes do parque à praia está proibido desde outubro, quando o Corpo de Bombeiros fez a análise no local e verificou possíveis riscos. Em entrevista ao O Presente, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Marechal Rondon, Sérgio Marcucci, destacou que a reabertura da praia depende do nível do lago. “Por enquanto está fechada. Os tubos que existem lá e que estão aparentes são o limite do que se pode entrar para tomar banho. Hoje, a água está, pelo menos, 32 metros abaixo desses tubos. A periculosidade dos buracos nesse ponto, segundo orientação dos bombeiros, é muito grande. Como ali perto passa o canal do rio, existem buracos que surgem de repente e que podem causar acidentes”, mencionou o secretário.

O Parque de Lazer Annita Wanderer será reaberto para visitantes nesta sexta-feira (20), das 09 às 19 horas. Além do acesso à praia, acampar no local também segue proibido. Todas as outras atividades voltam a ser permitidas, desde que sejam seguidos os protocolos de segurança descritos nos decretos municipal e estadual.

Abaixo-assinado tem quase 300 assinaturas de comerciantes e moradores do distrito de Porto Mendes (Foto: Bruno Gerhard/OP)

 

Acesso dos visitantes do parque à praia está proibido desde outubro, quando o Corpo de Bombeiros fez a análise no local e verificou possíveis riscos (Foto: Bruno Gerhard/OP)

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.