Fale com a gente

Marechal

Morre Almiro Bauermann, ex-prefeito de Marechal Rondon

Publicado

em

Faleceu na manhã desta quinta-feira, aos 84 anos, o ex-prefeito de Marechal Cândido Rondon, Almiro Bauermann.

De acordo com familiares, Bauermann faleceu por insuficiência respiratória no Hospital Rondon, onde estava internado há cerca de uma semana.

Durante seu tempo à frente da administração municipal, de 1972 a 1978, foram registradas inúmeras obras de pavimentação asfáltica, eletrificação rural, construção de módulo desportivo, dentre outras.

Bauermann nasceu em São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul, e se mudou para Marechal Rondon em 1966. Ele deixa a esposa, Selmira Dahmer, e quatro filhos.

O corpo será velado na Igreja Martin Luther. Horário de sepultamento ainda será definido.

 

Biografia Almiro Bauermann

Almiro Bauermann nasceu em São Sebastião do Caí (RS), em 03 de junho de 1933. Chegou em Marechal Candido Rondon em 1966. Era casado com Selmira Dahmer Bauermann. Foi pai de quatro filhos, Iomar Bauermann, com 57 anos; Léslei Bauermann, com 55 anos; Rejane Lenir Bauermann de Lima, com 50 anos; e Almiro Renei Bauermann, com 47 anos. Tinha 7 netos e 2 bisnetas.

Bacharel em ciências contábeis e atuariais pela PUC/Porto Alegre, ele foi professor e diretor no Colégio Comercial David Carneiro.

Na vida política, foi nomeado prefeito pelo decreto nº 2.404 de 11 de agosto de 1972, assinado pelo governador Pedro Parigot de Souza. Sua posse aconteceu seis dias depois, a partir de quando exerceu o mandato de prefeito até 13 de abril de 1978, solicitou afastamento da função.

Os atuais Brasão, a Bandeira e o Hino de Marechal Cândido Rondon foram instituídos por Almiro Bauermann, em 1º de setembro de 1974, através da Lei Municipal nº 1.099.

Um dos momentos mais marcantes de sua gestão foi a visita do presidente Ernesto Geisel a Marechal Cândido Rondon, ocorrida em 19 de março d 1976. Almiro foi o anfitrião do presidente do País e do governador do Paraná, Jaime Canet Júnior, entre outras autoridades, durante a visita que durou cerca de quatro horas.

Pelo Decreto nº 12 de 5 de fevereiro de 1976, Almiro Bauermann autorizou a criação da Cooperativa Habitacional de Marechal Cândido Rondon, a qual permitiu a construção e 134 casas, que deu origem ao bairro rondonense que ficou conhecido como o BNH.

Em 04 de abril de 1976, por meio da lei 1.177, Almiro Bauermann instituiu o Fundo Municipal de Desenvolvimento, então denominado Demacar. Pela mesma lei, também autorizou a criação da Codecar – Companhia de Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon.  Pela lei, a Codecar ficou como a responsável por administrar os recursos do Demacar, como objetivo de promover obras de urbanização no município.

Durante a gestão de Almiro Bauermann foram iniciadas obras importantes, como a do atual prédio da Prefeitura, que acabou inaugurada pelo prefeito Verno Scherer durante os festejos e aniversário do município em 1979. Antes, havia construído o Módulo Desportivo, grande praça esportiva que ao poucos foi sendo desativado por administrações que se seguiram, hoje pouco restando daquela estrutura.

Em 30 de setembro de 1980 oi nomeado pelo prefeito Verno Scherer como vice-diretor da Facimar (que na década de 1990 daria origem ao campus da Unioeste) e, em 14 de fevereiro de 1984, foi nomeado pelo mesmo prefeito como diretor da instituição de ensino.

Em 16 de julho de 2011, Almiro Bauermann foi homenageado, com a o hall da Prefeitura tendo recebido o seu nome. A propositura da homenagem partiu do Rotary Club Marechal, entidade da qual Almiro Bauermann foi integrante. O projeto de lei que garantiu a homenagem junto ao Paço Municipal foi e autoria do prefeito Moacir Froehlich.

Almiro Bauermann faleceu na manhã de hoje, em Marechal Cândido Rondon, aos 84 anos de idade.

Informações da Memória Rondonense

Copyright © 2017 O Presente