Fale com a gente

Marechal

Morre Levi Gomes, pioneiro autor de hino de Marechal Rondon

Publicado

em

 

Faleceu por volta das 9 horas da manhã deste sábado (13), o pioneiro rondonense Levi Martins Gomes, aos 83 anos de idade. Ele é co-autor da letra da atual versão do Hino do Município de Marechal Cândido Rondon, pai do presidente da Câmara Municipal, vereador João Marcos Gomes.
O pioneiro estava hospitalizado há cerca de dez dias em função de problemas no pâncreas. Na manhã deste sábado, não resistiu e faleceu, com falência múltipla dos órgãos.  O velório acontece a partir do meio dia, na Igreja Adventista do 7º Dia. Neste domingo (14) haverá culto às 8 horas e em seguida o sepultamento no Cemitério Municipal.

Blog do Viteck


Levi Martins Gomes nasceu no dia 6 de janeiro de 1932, no município de Reserva, na região central do Paraná. Em 1970, quando Marechal Cândido Rondon foi elevado a posição de comarca, Levi transferiu residência para a cidade, instalando o Cartório de Registro Civil, que até hoje leva o seu nome. Também atuou como empresário em várias atividades. Na vida social, Levi Martins Gomes foi fundador da Loja Maçonica Quintino Bocaiúva, membro do Lions Clube, além de ter sido músico e poeta.
Na política foi candidato a deputado estadual em 1974, dividindo força com o também candidato Werner Wanderer. Também em 1974, durante a gestão do prefeito Almiro Bauermann, foi criada a lei que dispõe sobre a apresentação dos símbolos do município, entre eles o hino. Foi desenvolvido um novo arranjo e aprimorou-se a melodia da composição original, de Willy Carlos Trentini. Nascia então, o atual Hino do Município.
Levi Martins Gomes foi um dos principais responsáveis pela nova versão, assim como José Carlos Mello. No ano passado, durante a festa do município, a atual administração rondonense prestou uma homenagem a Levi Martins Gomes, pela sua participação na elaboração da letra atual do Hino do Município. Ele recebeu uma Láurea de Reconhecimento.

Copyright © 2017 O Presente