A agência da Previdência Social em Marechal Cândido Rondon está de casa nova. A inauguração aconteceu na tarde de ontem (09) e o novo espaço fica localizado na Avenida Rio Grande do Sul, nº 2.677, próximo à Associação Comercial e Empresarial (Acimacar) e ao Parque Ecológico Rodolfo Rieger (Lago Municipal).
Com novas, modernas, amplas e acessíveis instalações, o objetivo da mudança foi proporcionar atendimento de melhor qualidade aos segurados previdenciários e melhorar as condições de trabalho dos servidores.
O prédio novo e locado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dispõe de sistema de segurança contra incêndio e ar-condicionado e está adaptado para atender dentro dos padrões das modernas agências da Previdência Social. A principal melhoria, de acordo com o gerente da agência rondonense, Marcio da Mota, se refere à acessibilidade. “Nosso antigo espaço estava muito limitado e nós precisávamos ter uma condição melhor para os servidores e também conseguir atender a população de uma maneira mais confortável”, ressalta.
Além disso, outro grande problema da estrutura antiga da agência, utilizada por 13 anos, era em relação a dificuldades para estacionamentos. “Nosso público é formado em quase sua totalidade por pessoas idosas, deficientes e gestantes. Por vezes, principalmente em dias de chuva, víamos que as pessoas deixavam o carro duas, três quadras longe da agência porque não haviam vagas na avenida”, expõe o gerente.
Outro ponto mencionado por Mota diz respeito à falta de estrutura de segurança do espaço anterior onde a agência estava localizada. “Nenhuma das nossas salas tinha janela, então não tinha ventilação. Tínhamos a entrada frontal do prédio e nenhuma outra saída. Isso envolve muitas questões de segurança. Não tínhamos rota de fuga no caso de incêndio, por exemplo”, destaca.
Por outro lado, o novo local conta com salas amplas e ventiladas, além de uma saída alternativa na lateral do prédio. “O espaço interno é muito melhor e com ele conseguiremos separar melhor os serviços, já que cada um terá seu espaço específico”, ressalta.
Atendimentos
Os trabalhos da agência estão suspensos desde terça-feira (07) devido à logística de mudança de endereço, mas serão retomados, já na nova sede, a partir de segunda-feira (13). Os agendamentos que estavam marcados para esta semana foram remarcados e serão realizados nos próximos dias, de acordo com Mota, sem causar prejuízos aos segurados.
De acordo com o gerente da unidade, a agência da Previdência Social rondonense conta hoje com uma média de 120 a 150 atendimentos efetivos por dia. Contando acompanhantes, há dias em que cerca de 300 pessoas passam pelo espaço. A demanda, segundo ele, exige atendimento de qualidade para o segurado. “Para aqueles que ainda não têm conhecimento sobre a mudança de endereço e forem até o espaço antigo, haverá direcionamento às novas instalações”, informa Mota.
O Presente