Quem passa pela área que vai receber o complexo que vai abrigar o hospital da Unimed Costa Oeste, no prolongamento da Avenida Írio Jacob Welp, nas proximidades do Anel Viário de Marechal Cândido Rondon, pode verificar uma movimentação no local.
A área já foi murada e, segundo o empresário Daniel Felipe Niedermeyer, sócio-proprietário da Blume Administradora de Bens – empresa que fará a construção do complexo, a previsão é que a execução do projeto inicie em janeiro. “Estamos iniciando o canteiro de obras”, informou ao O Presente.
![]()
Área de 20 mil metros quadrados vai abrigar o complexo de saúde (Foto: Maria Cristina Kunzler/OP)
COMPLEXO
O Hospital Geral da Unimed (HGU) integra um complexo de saúde que estará em uma área de 20 mil metros quadrados. Com investimento estimado em mais de R$ 90 milhões, o empreendimento vai contar com uma farmácia, um apart-hotel, restaurante, conveniência, cafeteria, uma agência bancária, um edifício de sete pavimentos com clínicas médicas, laboratório de análises clínicas, clínica de vacina, além de centro de imagens (tomografia, ressonância, ultrassom, endoscopia).
O estacionamento do complexo terá capacidade para 215 veículos, enquanto do hospital foi projetado para 80 automóveis.
FACHADA
No último dia 12, a Unimed Costa Oeste apresentou a fachada do Hospital Geral Unimed que será construído em Marechal Rondon.
“Mais do que uma arquitetura conceitual e funcional, a cooperativa quer expressar em todos os detalhes do novo projeto os excelentes padrões em atendimento e prestação de serviços que colocam a Unimed Costa Oeste entre as mais bem avaliadas cooperativas do Brasil”, consta na mensagem da apresentação da fachada do projeto.
O HGU em Marechal Rondon ocupará uma área de 5,1 mil metros quadrados, contemplando 30 leitos, salas cirúrgicas e pronto-atendimento. Os atendimentos serão de baixa à média complexidade. Além disso, o hospital contará com um ambulatório e com área exclusiva para saúde ocupacional.
Como a Unimed tem um hospital em Toledo que está equipado com unidades de terapia intensiva (UTI), em um primeiro momento, em Marechal Rondon não haverá UTI. No entanto, a cooperativa médica terá uma UTI móvel disponível para deslocar os pacientes até o município toledano.
O hospital pode ser ampliado até cinco vezes o tamanho inicial projetado, se houver demanda, assim como pode haver leitos de UTI dependendo do fluxo de pacientes.

Hospital Geral da Unimed em Marechal Rondon ocupará uma área de 5,1 mil metros quadrados (Fotos: Divulgação)
O Presente