O Presente
Marechal

Pets precisam de atenção especial na virada do ano. ONG Arca de Noé dá dicas; confira

calendar_month 30 de dezembro de 2021
3 min de leitura

Os pets merecem atenção especial durante as festas de fim de ano. Os barulhos provocados por fogos de artifício geram medo, ansiedade e alteram o comportamento não só de cães e gatos, mas de diversos outros animais que estão em locais próximos às queimas de fogos.

Para muitos bichinhos, assustados e incomodados com o som pirotécnico, a primeira reação pode ser tentar deixar o lugar em que estão. Neste contexto, alguns acidentes podem vir a acontecer quando o animal tenta se esconder em locais que não os comportam, quando tentam pular de alturas consideráveis, passar por locais estreitos como grades e, até mesmo, fugir.

Por isso, o indicado é que no momento dos fogos de artifício o tutor permaneça com o animal em um local fechado e seguro, sem que ele tenha como fugir ou se machucar durante uma reação espontânea.

“Há cães que tiveram algum trauma por causa de fogos de artifício e hoje sofrem muito com trovões e relâmpagos. Os fogos são uma tortura para eles”, enaltece a tesoureira da ONG Arca de Noé, Rosemari Lamberti.

De acordo com ela, o mais adequado é criar um ambiente seguro ao animal e ficar junto dele na hora da queima de fogos. “Se isto não for possível, é aconselhável deixá-lo em um lugar fechado com a TV ligada e algodão nos ouvidos”, orienta.

Rosemari diz que também existem florais e remédios calmantes para deixar o pet mais tranquilo, mas em alguns casos é necessário receita médica. “O melhor mesmo é estar junto e transmitir segurança a eles”, garante.

 

Abandono

A integrante da ONG Arca de Noé chama a atenção para os casos de abandono de animais de estimação nesta época do ano. “As pessoas tiram férias, viajam e, muitas vezes, deixam os animais sob responsabilidade de outras pessoas, que não cumprem com este papel. Com os fogos na virada de ano, os animais se assustam por terem uma audição muito sensível e acabam fugindo, se perdendo e correm o risco de serem atropelados. Em muitos casos, também podem ser atacados por outros animais maiores ou contrair uma virose, bastante propícias nesta época do ano”, menciona.

 

Alerta

Barulhos emitidos pelos fogos de artifício podem causar traumas auditivos não somente em animais, mas também em humanos. O alerta é da otorrinolaringologista rondonense Maiara Gehlen. Ela diz que existem grupos específicos devem redobrar os cuidados com ambientes ruidosos. CLIQUE AQUI e confira a matéria completa.

 

Vendas

Em Marechal Cândido Rondon, as vendas de fogos de artifício aumentaram 15% neste fim de ano em comparação ao mesmo período do ano passado. CLIQUE AQUI e confira a matéria completa.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.