O prato típico de Marechal Cândido Rondon ganhou um filme. Nesta segunda-feira (16), a Escola Municipal Waldomiro Liessen foi palco para o lançamento oficial do documentário Cultura Gastronômica – O Boi no Rolete em Marechal Rondon.
A produção de aproximadamente de 15 minutos conta a história, as curiosidades e o envolvimento da comunidade com a cultura do prato típico, que já ganhou fama internacional, preparado em países como Argentina, Paraguai e Emirados Árabes.
Rondonense vai assar boi no rolete nos Emirados Árabes
O filme conta com imagens antigas e recentes, além de entrevistas com personagens que ajudaram a contribuir com a história do Boi no Rolete. Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo pela Picolo Esporte e Notícia, Paraná Mídias e Regional Produções, o material, além de ser propagado nos canais de comunicação e redes sociais, passa a pertencer à Prefeitura de Marechal Rondon para divulgação em campanhas de suas secretarias, como na promoção da cultura ou no fomento ao turismo, por exemplo.
O Boi Assado no Rolete foi inventado em 1978 pelo então vereador Ariovaldo Bier, de saudosa memória, e foi servido pela primeira vez no distrito de Novo Horizonte. Ganhou fama, novos adeptos assadores e se tornou o prato típico do município. Todos os anos, mais de 50 bois são assados inteiros na festa de aniversário de Marechal Rondon, no mês de julho, em evento que reúne milhares de pessoas para apreciar a iguaria.
Além dos alunos e professores, a estreia do documentário foi acompanhada pelo secretário de Cultura, Junior Paulinho Niszczak, pela diretora de Projetos da Secretaria de Cultura, Ariane Costa Hollmann, e pela diretora da escola Marlice Rosani Przygodda Gundt.


Confira agora o documentário: Cultura Gastronômica: O Boi no Rolete em Marechal Rondon.
Você consegue assistir também pelo Instagram e pelo Facebook.
O Presente com Regional Produções Ltda – Picolo Esporte Notícia