Os preparativos para a 1ª Semana do Ciclista de Marechal Cândido Rondon estão bastante avançados. Marcada para acontecer de 20 e 30 de setembro, a Semana é promovida pela Associação Rondonense de Ciclismo (ARC), Sesc e Prefeitura. Na sexta-feira (1º) os organizadores voltaram a se reunir no Paço Municipal para definir detalhes da programação.
Entre os presentes estiveram o presidente da ARC, Paul Lírio Berwig; o técnico de atividades do Sesc, Marcelo Moresco; o vereador Nilson Hachmann; o secretário municipal de Esportes, Cristiano Metzner; além de representantes das Secretarias de Educação; de Indústria, Comércio e Turismo; e de Segurança e Trânsito.
A Semana do Ciclista de Marechal Cândido Rondon vai ao encontro da nova lei municipal, que instituiu a data de 20 de setembro como Dia do Ciclista. O objetivo da programação é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, de lazer e de promoção da saúde.
O ponto alto da programação será na tarde de sábado – 30 de setembro, com o passeio ciclístico, cuja expectativa de público está estimada entre 3 mil e 5 mil pessoas. Esta atividade será voltada, sobretudo, à participação das famílias e estudantes, com o trajeto percorrendo as ruas centrais da cidade.
Segundo o técnico de atividades do Sesc, Marcelo Moresco, a expectativa para o passeio ciclístico é grande, não apenas em relação à quantidade de público, mas também em segurança e qualidade das demais atrações. “Queremos que quem for ao passeio ciclístico, se sinta bem. Para isso, as instituições organizadoras estão buscando parcerias para fazer um grande evento, com atividades recreativas e de lazer que possam ser oferecidas antes e depois da pedalada”, detalha Moresco.
A concentração para o passeio ciclístico será na Praça Willy Barth, onde também haverá sorteios de bicicletas e brindes, recreação do Sesc, apresentações culturais, distribuição de picolés, exames de saúde, doação de alimentos, entre outros atrativos, em parceria com clubes de serviços e empresas.
Nos demais dias da Semana do Ciclista, a ênfase será na conscientização da comunidade sobre a importância do uso seguro da bicicleta. Para tanto, serão feitas palestras nas escolas, blitz educativa, reportagens na imprensa e campanhas nas redes sociais. Também haverá forte motivação para que os rondonenses utilizem mais a bicicleta no dia-a-dia ao invés de carros e motos, conforme prevê o Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro.
Conforme os organizadores, a intenção é que o maior número possível de entidades da sociedade organizada e empresas participem da Semana do Ciclista, ajudando na divulgação e também no desenvolvimento das ações.
Já estão confirmadas as parcerias com a Câmara de Vereadores, Acimacar, clubes de Rotary, Lions Club, Associação de Engenheiros e Arquitetos – AREA e órgãos de imprensa. Além destas, novas entidades e empresas serão anunciadas nos próximos dias.
Com informações Assessoria