Pref. Pato Bragado COVID
Pref. Marechal NATAL 2020
Marechal

Sindicato alerta que CAR não pode ser por matrícula

Produtores começam a ficar preocupados com o prazo para fazerem o Cadastro Ambiental Rural (CAR), previsto para encerrar em 06 de maio, ou seja, menos de dois meses. O problema é que alguns ainda não estão fazendo o cadastro corretamente, alerta o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Valdemar Kaiser.

Segundo ele, o correto é fazer o procedimento utilizando como base a área de terra, e não por matrícula. Muitos produtores têm várias matrículas e isso acaba onerando o processo.

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

Kaiser explica que o cadastro deve ser feito por imóvel, que é definido com área contínua de mesmo proprietário ou posseiro em que se desenvolvem atividades similares. Assim, se houver várias matrículas em uma área contínua de mesmo proprietário, esse deve cadastrá-las como uma única propriedade, tendo um único CAR. Apenas se as matrículas forem em áreas diferentes, mesmo que do mesmo proprietário, será preciso um CAR para cada uma. Há produtores pagando para terceiros fazerem o cadastro por matrículas, e está errado, além de pagar por um serviço desnecessário, lamenta.

(Leia a matéria completa na edição impressa de O Presente ou na edição on-line)

TOPO