
Dezenove de novembro de 2015. Esta data permanecerá viva na mente de praticamente todos os rondonenses por muitos e muitos anos. Isto porque a data remete ao tornado de intensidade F1 que gerou medo e aflição na comunidade, além de trazer ventos de mais de 105 km/h que causaram uma forte destruição em propriedades agrícolas, empresas, indústrias, prédios públicos e residências.
Instantes após a fatídica tarde de quinta-feira, a comunidade de Marechal Cândido Rondon virou o centro das atenções de inúmeros veículos de comunicação social de todo o Brasil que noticiavam o efeito devastador dos ventos. Apesar de toda destruição, felizmente não foi registrado nenhum óbito.
Sábado, 19 de novembro de 2016. A comunidade rondonense está restabelecida – em sua grande maioria – dos estragos da ordem de R$ 90 milhões que levaram casas inteiras às ruínas, entre outros estragos. Com engajamento e apoio recebido de amigos, familiares e cidadãos de outros municípios, mas especialmente de muito esforço e trabalho, foi possível reerguer novas casas e empresas. Aos poucos, a comunidade vira a página e toca a vida para frente.