O Presente
Marechal

Unioeste pede abertura de diálogo com Governo do Estado

calendar_month 3 de março de 2015
2 min de leitura

Giuliano De Luca/OP

Professores da Unioeste em Rondon querem que moção para abertura de diálogo seja enviada a deputados, ao presidente da Assembleia e ao Governo do Estado

Professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, ocuparam a tribuna da Câmara de Vereadores, durante a sessão ordinária de ontem (02), para pedir apoio dos parlamentares para conseguir a abertura de negociações com o Governo do Estado que possam dar fim à greve. Paralisados desde o dia 14 do mês passado, os docentes alegam que em todo esse tempo o Governo do Paraná não teria aberto um canal de negociação para tentar dar fim ao impasse.

O professor e membro da diretoria do Sindicato dos Docentes da Unioeste (Adunioeste), Vagner José Moreira, foi o primeiro a usar o espaço. Em seu discurso inicial, ele citou os três principais pontos que fizeram com que as sete universidades estaduais entrassem em regime de greve: o não pagamento de um terço de férias aos funcionários, que deveria ser pago em dezembro do ano passado; a reforma da previdência, que, na prática, reduziria o teto de aposentadoria dos servidores; e o projeto de autonomia financeira, que, segundo Moreira, é uma forma de privatização da universidade pública.

Todo trabalhador tem o direito de receber as férias. Isso é uma questão elementar, que não foi cumprida pelo Governo do Estado, disse. A reforma da previdência, por outro lado, significa tirar até 50% ou mais do seu provento depois que o professor se aposentar.

 

Leia a matéria completa na edição impressa de hoje

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.