Municípios Sensibilização

Ações em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco são desenvolvidas em Mercedes

Neste ano, com o tema “Tabaco e Saúde Pulmonar”, a campanha tem por objetivo enfatizar os efeitos nocivos que o tabaco causa à saúde dos pulmões (Foto: Divulgação)

Celebrado em 31 de maio o Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de alertar as pessoas sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Neste ano, com o tema “Tabaco e Saúde Pulmonar”, a campanha tem por objetivo enfatizar os efeitos nocivos que o tabaco causa à saúde dos pulmões, como câncer e doenças respiratórias.

Em Mercedes o Dia Mundial sem Tabaco foi lembrado pela Secretaria Municipal de Saúde por ações de conscientização sobre o uso e as consequências do tabaco e narguilé. Na última sexta-feira (31), nos períodos manhã e tarde, foi realizada uma atividade no Colégio Estadual Leonilda Papen com os alunos dos 9º aos 3° anos visando avaliar o nível de conhecimento sobre os efeitos nocivos do narguilé. A ação foi pensada devido ao aumento significativo do uso entre o público jovem.

Casa do Eletricista – RETOMA

Além desta atividade, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) entregou um informativo aos alunos das escolas municipais sobre o grupo de Tabagismo “Eu Escolhi Viver”, que terá início na próxima segunda-feira (10), às 18h30 no CRAS. A ideia é que os pais fumantes, ao receberam o convite das mãos dos estudantes, sintam-se sensibilizados a buscarem ajuda.

Aos fumantes com mais de 55 anos que fumaram por 30 anos ou pararam nos últimos 15 anos, será disponibilizado o exame de tomografia de baixa radiação, com o objetivo de detectar possível doença em fase inicial. Os exames vão ser realizado no CEONC de Cascavel e os interessados devem procurar o Centro de Saúde de Mercedes.

 

Com assessoria 

TOPO