Fale com a gente

Municípios baixa ocipação

Aeroporto de Foz do Iguaçu é fechado por causa do coronavírus

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, parou de operar voos comerciais na cidade na terça-feira (14), segundo a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos.

De acordo com a secretaria, o último voo da Latam foi realizado na segunda-feira (13) para Guarulhos (SP). Apesar da redução no número de voos, a companhia aérea era a única que mantinha as operações no aeroporto de Foz do Iguaçu em abril. O terminal está aberto apenas para voos particulares.

“Não compensava para eles, o fluxo era de 25 passageiros para um avião com 186 lugares. Para cobrir os custos operacionais da companhia, é preciso passar de 50% da ocupação”, explicou o secretário de turismo Gilmar Piolla.

De acordo com Piolla, a expectativa é de que os voos no aeroporto sejam retomados no final de maio, mas não é possível ter certeza, tudo dependerá da propagação do novo coronavírus.

“As fronteiras com o Paraguai e a Argentina, a rodoviária e o aeroporto estão fechados. Além disso, tem a barreira sanitária, que é mais um tipo de controle. Se tomarmos os devidos cuidados agora com a doença, vamos sair mais rápido dessa situação.”

Obras na pista

Segundo o secretário, as obras de ampliação da pista de pousos e decolagens continuarão enquanto o aeroporto estiver fechado para o público.

A ampliação, que teve início no dia 28 de fevereiro, permitirá que o aeroporto internacional receba voos de longa distância.

“Vamos dar celeridade no ritmo das obras, já que estamos sem voos. Essa ampliação vai ser muito importante após a pandemia, porque vai ajudar a cidade a ampliar as possibilidades de voos”, explicou.

Conforme a Itaipu Binacional, responsável pelo investimento de 80% da obra, a ampliação da pista deve custar R$ 53,9 milhões. A expectativa é de que a obra seja finalizada até abril de 2021.

Conforme a prefeitura, antes da pandemia, as companhias aéreas Gol, Latam, Azul, VoePass, Amaszonas e Jetsmart operavam voos comerciais em Foz do Iguaçu.

Elas ligavam o município a Curitiba, Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, São Paulo (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Confins (MG), Lima, no Peru, Santiago, no Chile, e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

O terminal tem a capacidade para receber 5 milhões de passageiros por ano, conforme a prefeitura.

Com G1 PR

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente