Fale com a gente

Municípios Assistência e extensão

Áreas que serão apresentadas pela Emater no Show Rural 2020

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

AGROINDÚSTRIA

Diz o ditado que “você é o que você come”. Mas, você sabe o que está comendo? Para te ajudar a entender o rótulo dos alimentos, organizamos uma exposição na feira da agroindústria familiar rural. Nesta feira, você encontrará produtos diferenciados e de qualidade. Cucas, bolachas caseiras, salames, cracóvia, queijos, geleias, melado.. são apenas alguns produtos coloniais que você poderá adquirir direto do produtor. Um mix de mais de duzentos produtos, diretamente do produtor, estarão à disposição de todos.

 

BARRACÃO DO ARTESANATO

O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em parceria com as prefeituras municipais e associações de artesãos apresenta no Barracão do Artesanato peças maravilhosas em tecido, madeira, palha, fios confeccionadas pelas mulheres e artesãos de 26 municípios. São mais de 20.000 peças de artesanato que estarão à venda.

 

COZINHA CRIATIVA

Na cozinha, a proposta é abordar o tema que dominou as mídias em 2019, ou seja, o combate ao desperdício dos alimentos. Para isso vamos mostrar como ocorre o desperdício desde o sistema de produção até o preparo para o consumo.

Vamos demonstrar como aproveitar as cascas de frutas elaborando doces, licores, sucos, como aproveitar talos, sementes fazendo aperitivos e pratos diferentes, exóticos e fáceis de preparar.

 

CANTINHO SAÚDE MELHOR

Nesta área demonstramos que em pequenos espaços, ou seja, qualquer cantinho na propriedade rural ou quintais nas áreas urbanas, podemos ter um lugar agradável e prazeroso de se estar, além de melhorarmos nossa saúde de forma natural com a utilização de diversas plantas medicinais, condimentares e aromáticas, inclusive várias delas tendo sua utilização liberada pela ANVISA e outras ainda em fase de estudo, mas que poderão ser visualizadas para conhecimento e identificação.

Demostraremos também um sistema de “Aquaponia”, que é um sistema de produção de alimentos que combina a criação de peixes com a hidroponia (cultivo de plantas em água) e um sistema de “Compostagem” simples, prático e barato, para transformar o nosso lixo orgânico em um excelente adubo para a utilizarmos em nossas plantinhas.

 

OLERICULTURA

Estufa 01: Cultivo de tomates, tomates-cereja, pimentões coloridos e pimentas, em sistema de calhas, com fertirrigação (adubação diluída na água de irrigação), sistemas de armadilhas para capturas de pragas, cuidados com as plantas dessas espécies e técnicas de cultivo. Vantagens do uso de cultivo protegido em estufas.

Estufa 02: Cultivo de morango no sistema semi-hidropônico (cultivo em substrato, suspenso em bancadas, sem solo), cultivo de ervas finas, temperos e hortaliças diversas, como cenoura, beterraba, alface, tomilho, manjericão, estragão, salsa, etc. Sistema de produção de mudas de hortaliças em bandejas, com a finalidade mostrar o padrão de uma muda de qualidade, como fazer sua própria muda, cuidados necessários, etc. Vantagens do uso de cultivo protegido em estufas.

 

FRUTICULTURA

Apresentaremos uma coleção de espécies frutíferas, que contempla as mais cultivadas na região e no estado. Diversas espécies estão sendo demonstradas: uva, maracujá, goiaba, banana, caqui, figo e abacaxi, entre outras. O que se pretende é demonstrar o sistema de produção de cada espécie frutífera, desde a escolha da cultivar até a colheita, passando pela produção de mudas, preparo, correção e adubação do solo, plantio, tratos culturais e controle de pragas e doenças.

Um dos focos está em apresentar diversos sistemas de condução de plantas, como no cultivo da uva, e suas particularidades; outra atração neste ano é a utilização de tecnologias alternativas para produção sustentável na fruticultura, como o uso de iscas, armadilhas e ensacamento dos frutos, além do uso de caldas e extratos, com enfoque agroecológico. Teremos também minicursos sobre enxertia em videiras.

 

APICULTURA

Na Apicultura serão apresentadas tecnologias na produção de mel, cera, pólen, com destaque na produção de própolis e importância das abelhas solitárias, enfatizando a questão ambiental no tocante a sustentabilidade – Social, Econômica e Ambiental. Também apresentaremos opções de caixas para criação de abelhas sem ferrão demonstrando a diferença de abelhas com e sem ferrão.

 

PECUÁRIA LEITEIRA

A bovinocultura de leite é a cadeia produtiva mais importante do Paraná para os agricultores familiares, que representam 86% de todos os produtores de leite do Estado. A proposta da EMATER para o Show Rural 2020 é mostrar o “Percurso do Leite: do campo à mesa”, iniciando desde a produção de forrageiras adequadas para alimentação dos animais e terminando com o produto final, transformado pela indústria, numa parceria inédita com laticínios da região. É um convite tanto para o consumidor conhecer um pouco mais todo o trabalho que existe por trás do queijo, da nata, do iogurte, do leite pasteurizado que chegam à sua casa, evidenciando a importância de uma matéria-prima de qualidade para obtenção de bons produtos, quanto para o produtor, aos quais serão apresentadas algumas das principais tecnologias à disposição do produtor para enfrentar os desafios da atividade:

Forrageiras – Como escolher, implantar, renovar, recuperar e manejar as principais forrageiras para produção de leite;

Integração lavoura-pecuária – consórcios para proteger e otimizar o uso do solo

Criação da bezerra leiteira – principais instalações e manejo

Criação da novilha leiteira – manejo reprodutivo

Criação da vaca de leite – impactos da nutrição na produtividade

Manejo da ordenha – como obter um leite adequado às instruções normativas 76 e 77/2018

Qualidade do Leite – Seus impactos no rendimento dos produtos finais. Parceria com os laticínios, que irão trazer seus produtos para degustação, abordar a parte industrial do processo e também premiar seus produtores que obtiveram os melhores resultados de CPP e CCS

 

PISCICULTURA

O Instituto EMATER estará demonstrando aos produtores informações sobre todas as fases da criação de tilápias, tratamento da água utilizada na piscicultura, com biorremediadores para ajudar decompor os resíduos da alimentação dos peixes, assim melhorando a qualidade da água, redução da matéria orgânica na água e no solo nos viveiros de piscicultura, viveiros decantação, construção de viveiros e monges (sistema de manejo e escoamento de água), equipamentos usados na atividade. Orientação à obtenção de crédito rural através do Programa de fortalecimento da agricultura familiar – PRONAF para custeio e investimento na atividade.

 

GRÃOS

Durante o Show Rural 2020, o Instituto Emater em parceria com o Iapar, apresentará diversas tecnologias como alternativas para um sistema de produção de grãos sustentável.

Sistemas de semeadura;

Conservação de solos – importância da cobertura vegetal do solo para a retenção de água; Plantas de cobertura: adubos verdes na manutenção da fertilidade;

Gesso agrícola – importância no desenvolvimento radicular;

Manejo Integrado das Pragas – MIP – redução do uso de agrotóxicos;

Monitoramento das doenças – aumento da rentabilidade líquida;

Tecnologia de aplicação dos defensivos agrícolas; Inoculação e Coinoculação de sementes de soja – com enfoque no aumento da produtividade

 

TURISMO RURAL

Teremos várias atrações, envolvendo o turismo de lazer, de aventura, gastronômico, cultural, religioso e regiões turísticas apresentando seus produtos.

Dentre os atrativos teremos os jogos rurais que contemplam atividades de lazer, tais como: Carrinho de madeira com volante e freios onde o participante é conduzido por um colega para um passeio no gramado. Termos também uma seta com uma bola de pano para tiro ao alvo no pneu, onde o ganhador recebe um brinde, este atrativo é utilizado nos jogos rurais nas propriedades que recebem visitantes.

Teremos também um labirinto de sons com bambus.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente