Fale com a gente

Municípios Mais qualidade de vida

Asfalto muda rotina dos moradores do interior de Pato Bragado

Publicado

em

Asfalto encosta nas propriedades agrícolas e facilita a vida do produtor rural (Fotos: Marili Koehler)

No interior de Pato Bragado, o asfalto está mudando a rotina dos moradores. Nas últimas semanas, o deslocamento foi otimizado nas linhas Oriental (9.264,81 m²), Flor do Sertão (9.614,18 m²), KM 13 (8.016,11m²) e Arroio Fundo (7.566,39 m²). São R$ 1.544.350,69 em investimentos da municipalidade, considerando que as facilidades que o asfalto proporciona também já chegaram à linha XV de Novembro (17.899,61 m²).

De acordo com o prefeito em exercício, Dirceu Anderle, se confirmada a aquisição de kits asfálticos, mediante convênio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e Itaipu Binacional, Pato Bragado estará entre as 13 cidades contempladas, dando continuidade à pavimentação.

 

VANTAGENS

Valorização das propriedades agrícolas, facilidades de escoamento da produção, fim da poeira e do barro. São fatores que refletem diretamente na qualidade de vida dos bragadenses.

Milton Führ, de 55 anos, que reside na Linha KM 13, afirma que aprovou as melhorias. “É um asfalto de qualidade, com uma boa largura e que vai durar muito tempo. Espero que isso continue acontecendo no município”, ressaltou.

Funcionário público e agricultor da Linha Oriental, Ademir Kirsten, 50 anos, menciona que por longo tempo percorreu o trajeto que recebeu uma das primeiras pedras irregulares no interior, portanto, de grande oscilação e que ocasionava danos ao veículo. “Os moradores da linha já tinham feito até um abaixo-assinado e agora com asfalto é outra realidade, uma conquista em prol da qualidade de vida”, enaltece. Ele diz esperar a continuidade da obra para que toda linha e usuários sejam beneficiados.

“Não esperávamos que o asfalto chegasse tão cedo e praticamente na porta de casa. Estamos bem felizes, pois logo chegamos na cidade”, destaca o produtor da linha Flor do Sertão, Alceu Bourscheid, de 59 anos.

Para Albertino Coelho da Costa, 57 anos, morador da Linha Arroio Fundo, trata-se de um asfalto nota 10. “Traz conforto e agilidade”, opina.

 

PEDRAS IRREGULARES

Nos trajetos interioranos onde o revestimento asfáltico ainda não chegou, a administração municipal está dando sequência à pavimentação poliédrica, a exemplo de 7.074,65 m² da estrada rural entre a Linha Cristal até o abatedouro, que totalizam R$ 295.075,36 em recursos do município e Itaipu. “Nosso objetivo é ‘fechar’ 100% das estradas cascalhadas do município com pedra irregular”, garante o prefeito em exercício.

 

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente