Ford/Abradif/Rodovel Ranger
Municípios Quatro dias de evento

Com programação variada, Expo Santa Helena segue até domingo

Foto: Divulgação
  • Evento foi estendido para quatro dias e tem entre as principais atrações a Exposição da Indústria, Comércio e Serviços e shows com Humberto e Ronaldo, Titãs e Maiara e Maraísa (Foto: Divulgação)

  • Autoridades e lideranças logo após a abertura oficial da Expo Santa Helena, na noite de quinta-feira (23) (Foto: Divulgação)

  • Secretário de Desenvolvimento Econômico e Associativismo, Airton Oberger: “Fora da temporada encontramos nesses eventos uma forma de mostrar a estrutura do balneário, a capacidade e possibilidade que ela tem para ser bem aproveitada e o que Santa Helena pode oferecer a quem mora aqui e aos seus visitantes” (Foto: Leme Comunicação)

  • Presidente da Acisa, Leonardo Redin: “Neste ano, com o aumento da feira, um dia a mais de evento atendendo a pedido dos expositores e com toda a organização correndo bem, temos as melhores expectativas para visitação e que tenhamos grandes negócios acontecendo” (Foto: Leme Comunicação)

 

Foi aberta oficialmente na noite de quinta-feira (23) a Expo Santa Helena, que marca os 52 anos de emancipação político-administrativa do município e os 41 anos da Associação Comercial e Empresarial (Acisa).

Neste ano, a pedido dos empresários que participaram no ano passado da Exposição da Indústria, Comércio e Serviços, o evento contará com mais um dia de duração, por isso, os munícipes e visitantes já puderam visitar os estandes pelo Centro de Eventos do Balneário Terra das Águas, bem como as demais atrações do local, como a Exposição de Equipamentos e Máquinas Agrícolas, a Feira de Sabores realizada pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a praça de alimentação e o parque de diversões, além do espaço kids, para entreter os pequenos.

O evento, realizado por meio de uma parceria entre o Poder Público santa-helenense e a Acisa, segue até domingo (26), quando ocorre a tradicional Festa da Costela. A expectativa dos organizadores é de que, em cada dia do evento, pelo menos seis mil pessoas circulem pelo balneário. “Mas se o tempo colaborar, sem dúvida esse número será superado”, espera o presidente da Associação Comercial, Leonardo Redin.

 

MAIS EXPOSITORES

Além de um dia a mais de feira, o número de expositores do evento também aumentou. Conforme o presidente da Acisa, neste ano são cerca de 114 empresas participando da feira, tanto empresários locais quanto de fora do município. “A maioria deles são de Santa Helena porque nosso objetivo é fomentar o comércio daqui. Em um primeiro momento abrimos para os nossos associados participar, depois para as demais empresas, e em um terceiro momento para expositores de fora”, explica.

Redin ressalta que neste ano um fato inédito na exposição do comércio foi a fila de espera de empresários interessados em participar do evento, mesmo com a abertura de novos estandes. “Isso graças à credibilidade conquistada pela Expo Santa Helena ao longo dos anos”, comemora.

No ano passado, apesar de o público do evento ter alcançado cerca de 40 mil pessoas, o período de greve dos caminhoneiros, com o bloqueio das estradas, fez com que alguns empresários não chegassem a tempo de participar do evento. “Ainda assim tivemos recorde de público. Neste ano, com o aumento da feira, um dia a mais de evento atendendo a pedido dos expositores e com toda a organização correndo bem, temos as melhores expectativas para visitação e que tenhamos grandes negócios acontecendo”, detalha Redin.

O incremento da quinta-feira no evento, destaca o presidente da Acisa, foi um pedido dos participantes da exposição na avaliação realizada ano passado, por considerarem que o investimento feito para a Expo Santa Helena é considerável para que a feira seja estendida por mais um dia. “E nós atendemos essa solicitação”, frisa.

 

ENTRETENIMENTO

Outro motivador de grande público na Expo Santa Helena são os shows que acontecem de hoje até domingo. Humberto e Ronaldo, Titãs e Maiara e Maraísa sobem ao palco para animar o público no gramadão do Balneário Terra das Águas, onde foi montada uma estrutura cercada e coberta. Os três eventos, totalmente gratuitos, são promovidos pela Prefeitura de Santa Helena. “Realizar um show pago muitas vezes não oportunizamos que todas as pessoas participem do evento, às vezes acaba indo apenas um membro da família por conta do custo. Quando conseguimos trazer bons artistas, independente do gênero musical, oferecer a entrada gratuita oportuniza que todos os munícipes participem, bem como as pessoas dos municípios vizinhos”, enaltece o secretário de Desenvolvimento Econômico e Associativismo, Airton Oberger.

Além de brindar o aniversário do município, ele ressalta que os shows oportunizam o fomento ao comércio local, não apenas das empresas que participam da Expo Santa Helena, mas também de outras empresas localizadas no município. “O custo que o município tem com o show se converte em renda para o comércio. Quem vem para o evento, dependendo do dia e do horário, consome não apenas na feira, mas em restaurantes, hotéis, postos de combustível, principalmente quando são sequências de shows de renome, como é o que acontecerá aqui”, expõe.

Para Oberger, os eventos musicais, bem como a feira, também são uma oportunidade de mostrar o potencial do balneário, um dos principais pontos turísticos do município que recebe um grande número de visitantes no verão. “Fora da temporada encontramos nesses eventos uma forma de mostrar a estrutura do balneário, a capacidade e possibilidade que ela tem para ser bem aproveitada e o que Santa Helena pode oferecer a quem mora aqui e aos seus visitantes”, frisa.

 

PARCERIAS FORTALECEM O EVENTO

Mais do que os três shows que devem atrair grande público para a Expo Santa Helena, o presidente da Acisa diz que as parcerias firmadas para o evento deste ano engrandeceram ainda mais a programação.

A tradicional Festa da Costela, que acontece no domingo (26), é organizada pelo Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) e pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Filhos do Sul. “O Rotary Club de Santa Helena já realizava sua tradicional feijoada beneficente algumas semanas após a festa e conseguimos trazer esse evento para dentro da programação, então no sábado teremos também esse almoço para nossos visitantes”, menciona Redin.

Em parceria ao Clube Amigos do Cavalo, também serão realizadas a Prova Terra das Águas Três Tambores e o Rodeio Cronometrado de Três Tambores Feminino. “Por conta do espaço, não temos a possibilidade de realizar uma feira agropecuária, mas para quem gosta deste nicho, teremos as provas”, enfatiza.

 

41º ANIVERSÁRIO DA ACISA

Fundada em 04 de julho de 1978, a Expo Santa Helena também marca o aniversário da Associação Comercial e Empresarial.

Redin detalha que estar à frente da entidade, que tem participação em várias ações que auxiliam no desenvolvimento local e regional, é uma grande satisfação, especialmente pela confiança e credibilidade que a entidade conquistou ao longo dos anos. “Eu sou presidente, mas são muitos braços trabalhando comigo. Temos uma equipe de colaboradores muito boa, diretores muito participativos e uma história de conquistas que foi escrita por pessoas muito importantes”, frisa. “A Expo Santa Helena é um presente para a cidade, mas também para a Acisa, porque mostra que a nossa entidade tem capacidade para fazer um evento que ganhou essa magnitude com o passar dos anos”, conclui Redin.

 

Com assessoria

TOPO