Municípios Projeto

Cooperativa de Santa Helena presta assistência em ações do Programa Encontros e Caminhos na região

O projeto é trabalhado em parceria na região entre a Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Administrações Municipais (Foto: Divulgação)

O projeto Encontros e Caminhos, desenvolvido em 55 municípios da região Oeste do Paraná, e Mundo Novo (MS), envolve diversas entidades por intermédio de oficinas e assistência técnica. Na última semana os coordenadores municipais do Projeto se reuniram em Medianeira para alinhar as ações em desenvolvimento e conhecer outros detalhes a respeito dos trabalhos que estão sendo realizados. O projeto é trabalhado em parceria na região entre a Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Administrações Municipais.

Em algumas iniciativas são necessários conhecimentos específicos, capacitações, ou, assistência profissional para capacitações, auxílio, suporte e embasamento das iniciativas. Neste contexto há a parceria com entidades e empresas, o que pode ser feito conforme a necessidade dos municípios.

Casa do Eletricista – RETOMA

Uma destas entidades é a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), que tem sede em Santa Helena e possui 78 associados técnicos, com formação em diversas áreas na região Oeste do Paraná.

O presidente da Biolabore, Douglas Kunz, apresentou os trabalhos e competências da cooperativa para parceria no Projeto Encontros e Caminhos, durante o encontro dos coordenadores em Medianeira. De acordo com Kunz, há disponibilidade de profissionais para iniciativas como recuperação de nascentes, confecção de hortas mandalas e construção de cisternas.

A cooperativa já tem parceria com a Itaipu Binacional no Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável e, agora também participa, em alguns municípios, de ações dentro do Encontros e Caminhos.

A entidade também recebeu reconhecimento do Programa Cidades Sustentáveis por ação voltada à valorização da mulher do campo, um evento realizado em 2018 e que contou com a participação de mais de 300 mulheres de 27 municípios.

 

Com assessoria 

TOPO