Fale com a gente

Municípios Perguntas e respostas

Coronavírus: prefeitura cria chat com “robô” para triagem de pacientes em Cascavel

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Cascavel começou a utilizar uma ferramenta para a triagem de pacientes com sintomas da Covid-19 nesta quarta-feira (15). O município desenvolveu um chat on-line, que oferece perguntas e respostas por meio de uma robô, chamada Maria, para coletar a informação dos moradores.

De acordo com a prefeitura, a ‘robô’ analisa o conteúdo da conversa e, em seguida, gera um relatório para a equipe do call center, de Cascavel, do plantão do coronavírus. A ferramenta tem o objetivo de agilizar o atendimento dos pacientes e está disponível no site do município.

“As atendentes abrem, pelo software do sistema, as mensagens que vão sendo recebidas. Uma pessoa faz a checagem das informações e dá a continuidade ao atendimento”, explicou o secretário de comunicação, Jefferson Lobo.

A prefeitura pede aos moradores que não utilizem o chat se não apresentarem sintomas da Covid-19, pois o atendimento gerará um relatório e isso poderá atrapalhar o serviço do call center.

A Secretaria de Saúde de Cascavel, por meio do call center Covid-19, atende, em média, 293 pessoas por dia. Veja os telefones abaixo.

Segundo a prefeitura, as respostas geram um relatório que é encaminhado para a central do call center — Foto: Prefeitura de Cascavel/Reprodução

 

Como funciona?

Conforme o questionário, uma das primeiras perguntas é se o paciente viajou e se teve contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

De acordo com o secretário, se o relatório final apontar que o paciente tem sintomas da doença, a robô lança no sistema, por meio da inteligência artificial, o caso como suspeito da Covid-19.

Na sequência, esse paciente recebe uma notificação no celular, que foi cadastrado durante a conversa, com os documentos de orientação sobre a doença, inclusive, com o termo de compromisso de isolamento social.

O contato por telefone continua funcionando normalmente e, segundo a prefeitura, nesse caso, o formulário é preenchido pelos atendentes do call center. Dessa forma, o relatório é realizado entre 7 e 10 minutos.

Serviço

Plantão coronavírus

  • Para pessoas com sintomas: (45) 3096-9090
  • Para atendimento psicológico: (45) 3321-2130

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente