Ecoville – Maior rede de limpeza
Municípios Bacia do Paraná 3

Encontro leva agentes culturais da BP3 ao Ecomuseu de Itaipu na quinta e sexta-feira

O Ecomuseu, em outubro do ano passado, quando também abriu as portas para a comunidade. Na ocasião, o evento foi o Ocupe o Museu (Foto: Divulgação/Itaipu)

O Ecomuseu da Itaipu recebe nestas quinta (12) e sexta-feira (13) o 2º Encontro Regional de Cultura da BP3, evento voltado para gestores públicos, produtores culturais, artistas, lideranças comunitárias e público em geral dos municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3). A expectativa é receber 50 pessoas em cada dia de evento. A participação é gratuita e aberta à comunidade. Para participar, basta preencher a ficha de cadastro no link goo.gl/YuJLH4. O Ecomuseu fica na Avenida Tancredo Neves, 6001, em Foz do Iguaçu.

Com o tema “Cultura e desenvolvimento territorial”, o encontro vai colocar em pauta o papel da cultura nos processos de desenvolvimento territorial. Segundo os organizadores, “a cultura, como identidade formadora de um povo, como marca diferenciadora de um território e como indústria criadora de valor, é essencial para o desenvolvimento”. O primeiro encontro aconteceu em abril de 2017, em Toledo, e tinha como tema “Cultura, território e cidades”.

Casa do eletricista MINIESCAVADEIRA

A organização é da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da BP3, ação articulada pelo Ecomuseu de Itaipu e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Seec-PR), Unila, Unioeste, UTFPR, PTI, entre outros. O encontro integra a programação cultural organizada pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Sesi e Itaipu.

 

Sobre a Rede

O papel da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da BP3 é impulsionar o desenvolvimento cultural da região e posicionar a cultura como um eixo importante de desenvolvimento local. Para isso, ela organiza diálogos periódicos e temáticos para identificar as demandas culturais da região, promove treinamentos e apoio técnico na área de gestão pública de cultura e de memória e museologia, e faz articulações com órgãos estaduais e federais de cultura.

 

Programação

A palestra de abertura será ministrada pela mestre em administração e doutora em urbanismo Ana Carla Fonseca, diretora da Garimpo de Soluções, empresa de economia criativa e cidades criativas que já atuou em 29 países. Ana Fonseca já teve dois livros reconhecidos (um campeão e um finalista) pelo Prêmio Jabuti e foi considerada pelo El País “uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo”. Confira a programação completa:

 

Quinta-feira (12)
13h – Show de Abertura: Pedro Martinez
14h – Palestra de Abertura: Ana Carla Fonseca (Garimpo de Soluções)
15h30 – Intervalo
16h – Regina Iorio (Seec-PR) – Projeto Paraná Criativo

Sexta-feira (13)
9h – Sérgio Kuhn (UTFPR): Economia Criativa no Oeste Paranaense
10h – Johney Nazario (FPTI): Interfaces culturais do Programa Oeste em Desenvolvimento
11h – Hayrton Francis Ximenes (Unioeste): Economia Solidária e Cultura
12h – Intervalo
14h – Gilmar de Toni (Unila) – Ética e Cidadania Cultural
15h – Alinhamento e construção de proposta

 

Com informações de Itaipu

TOPO