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Municípios PRIMEIRA INFÂNCIA

Entre Rios do Oeste aposta em sistema educacional diferenciado

Com objetivo de desenvolver ainda mais Entre Rios do Oeste, município implantou um sistema educacional diferenciado no ensino infantil. Com proposta inovadora, envolvendo aluno, família e escola, metodologia foi aceita e já mostra resultados

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O Presente

Investir na Educação Infantil é prospectar avanços para um futuro que começa a ser trilhado ainda nos primeiros passos de uma criança.

A primeira infância, compreendida entre zero e seis anos, merece atenção especial, pois é nesse período que ocorre o desenvolvimento das capacidades fundamentais necessárias ao desenvolvimento integral da criança.

A escola ocupa lugar de destaque nesse cenário de formação, principalmente no âmbito da Educação Infantil, que é, muitas vezes, o primeiro espaço público com o qual os pequenos entram em contato. É neste palco que eles se deparam com o conhecimento elaborado e se espera que eles se apropriem em um movimento contínuo e se exercitem como pessoas do mundo.

Os educandários que se preocupam em fomentar a formação desde os anos iniciais buscam investir na Educação Infantil e dar todo suporte necessário para um desenvolvimento saudável e avançado aos alunos, independente da idade.

Exemplo disso é a Escola Municipal Presidente Médici, de Entre Rios do Oeste, que desde março de 2017 passou a contar com um novo sistema de ensino, o Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), aplicado nas turmas de ensino infantil 4 e 5.

O novo sistema de ensino foi implantado principalmente por conta da proposta de envolver aluno, escola e família desenvolvida pelo projeto e hoje atende cerca de 120 crianças.

A secretária de Educação e Cultura, Marilei Lerner, explica que o Sefe foi idealizado por educadores com experiência em sala de aula, é constituído por um conjunto de recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos, composto de materiais para o aluno, materiais e cursos de formação continuada para os professores, material de apoio e palestras aos familiares, assessoramento pedagógico para as equipes técnico-pedagógicas das escolas e para a Secretaria de Educação, referente ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. “A proposta pedagógica do Sefe foi elaborada a partir de uma fundamentação sócio histórica da educação e propõe um encaminhamento metodológico interdisciplinar, com ações planejadas e direcionadas aos alunos, aos educadores e às famílias”, expõe.

O diferencial deste ensino, conforme ela, é o fato de ser constituído de um conjunto de ações e não somente o apostilamento. Além disso, o Sefe disponibiliza uma equipe especializada que fica à disposição para atendimento com vistas ao acompanhamento, assessoria e soluções educacionais, durante todo o ano letivo. “A equipe vem para o município e vai para a escola ver quais são as dificuldades, isto é, ver se o material está a contento, se tem alguma atividade que não foi entendida ou algo nesse sentido”,

relata Marilei, acrescentando: “Além de todo o material, os professores têm capacitação de 40 horas, sendo 20 no primeiro semestre e as outra 20 no segundo. Ou seja, essa assessoria vem justamente para mostrar o caminho e retomar o que é importante.

A secretária destaca também a importância do olhar para a família desenvolvido pelo sistema de ensino, através de palestras realizadas ao longo do ano.

Educação de qualidade

De acordo com Marilei, o sistema de ensino trouxe mais qualidade para a educação do município e que hoje se constitui como um complemento ao trabalho do professor. “Não queremos que o professor se paute apenas nas apostilas para realizar seu trabalho, mas que ela seja a conclusão de todo ele”, ressalta.

Os conteúdos abordados nas apostilas, segundo a secretária, caminham junto com o currículo pedagógico da escola. Apesar disso, com um ano de aplicação do novo sistema de ensino, a secretária acredita ser cedo para falar de resultados. “Precisamos trabalhar e observar um pouco mais para no futuro ver os resultados. Acredito que serão positivos, pois é uma metodologia boa e que vem apoiar o trabalho do professor”, salienta.

Segundo ela, dependendo dos resultados alcançados, o sistema de ensino Sefe será ampliado também para as turmas de Ensino Fundamental.

 

Aceitação e interação

Apesar das melhorias, um novo sistema de ensino traz também muitas incertezas. No início, quando o projeto começou a ser implantando, a secretária de Educação revela que houve um pouco de resistência por parte dos professores. “Levou um tempo para que todos entendessem a proposta, mas nesse segundo ano se percebe uma melhor aceitação, o que beneficia a execução dos trabalhos”, destaca Marilei.

Já os pais aprovaram o novo projeto desde o início, principalmente pelo fato de terem sido inseridos, recebendo uma apostila voltada à família. “O livro trata de aspectos específicos da faixa etária (quatro e cinco anos), que vão desde a escolha da primeira instituição educativa, da necessidade do estabelecimento de uma relação de confiança entre a família e instituição de ensino, características gerais das crianças nesta fase, como participar e explorar os materiais didáticos e saber sobre o que os filhos irão aprender em cada etapa”, exemplifica Marilei, ressaltando que essa interação entre família e escola faz toda a diferença.

Prioridade na gestão

Investir em educação é, segundo o prefeito Jones Heiden, uma das principais bandeiras da sua gestão. “Uma das prioridades desde que assumimos a administração do município é a educação. Por isso aderimos a esse novo método de ensino e a ideia é dar sequência”, revela.

Em seu segundo mandato, Heiden afirma estar feliz com os trabalhos na área de educação e acredita que até o final da gestão haverá muitos resultados. “Vejo com bons olhos essa nova ideia e metodologia dentro da educação”, expõe, emendando: “Estamos investindo firme no setor e isso pode transformar nosso município em algo diferenciado”.

Heiden ressalta que a administração vem realizando reformas e ampliações dentro de todas as normas exigidas para oferecer uma melhor estrutura, segurança e ensino para os professores, alunos e servidores do município.

 

Nova creche

Agora, ele menciona que o foco principal é construção da nova creche, que teve início do mês de março deste ano. “A partir do próximo ano queremos estar com a creche em funcionamento. É um anseio antigo, de administrações passadas, que vamos realizar nessa gestão e fechar nossa administração com chave de ouro”, enaltece.

O valor total da obra será de R$ 1.237.018,50, oriundo de um financiamento do município com a Paranacidade, que será pago conforme as medições que serão realizadas ao longo do ano.

A nova creche terá condições de atender 200 crianças e contará, além das salas de aula, com biblioteca, sala para coordenação pedagógica, direção, sala para estudos dos educadores, sala para amamentação, cozinha e outras estruturas obrigatórias. “Isso prova que estamos direcionando recursos públicos para termos cada vez mais uma educação de qualidade”, afirma Heiden.

 

Confira a reportagem completa na edição impressa do Jornal O Presente desta sexta-feira (27).

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