Fale com a gente

Municípios Boas práticas

Entre Rios do Oeste recebe prêmio Gestor Público do Paraná

Publicado

em

Secretária de Educação e Cultura, Marilei Lerner, nutricionista da Secretaria de Educação, Josiane Thomas, o prefeito Jones Heiden e a técnica da Biolabore, Cristiani Cavilhão, com a premiação conquistada (Foto: Divulgação)

O programa “Boas práticas na merenda escolar com agricultura familiar”, de Entre Rios do Oeste, foi premiado no prêmio Gestor Público do Paraná pelos investimentos feitos pela administração municipal na compra de merenda escolar por meio da Associação de Produtores Orgânicos de Entre Rios do Oeste (Apoer).

Receberam a premiação na segunda-feira (26), no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, o prefeito Jones Heiden, a secretária de Educação e Cultura, Marilei Lerner, o secretário de Administração, Erio Bastian, e a coordenadora cultural Rejane Anderle.

O prêmio Gestor Público do Paraná, organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com participação da Assembleia Legislativa, teve como tema este ano “Agricultura, produtividade e sustentabilidade”. O objetivo é incentivar as administrações públicas municipais a desenvolver ações integradas, por meio de projetos e boas práticas que garantam melhorias na qualidade de vida das comunidades onde foram desenvolvidos.

 

Merenda escolar

A lei federal nº 11.947, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), estabelece que os municípios adquiram o mínimo de 30% de merenda escolar da agricultura familiar local. Em Entre Rios do Oeste, a partir do projeto “Boas práticas na merenda escolar com agricultura familiar”, essa porcentagem é maior, sendo que cerca de 80% da merenda escolar conta com produtos da agricultura familiar, possibilitando que os alunos que frequentam a rede municipal de ensino tenham uma variedade de alimentos frescos e frutas de qualidade e, principalmente, livre de agrotóxicos.

Por meio dessa iniciativa, o município busca fortalecer a agricultura familiar local, além de incentivar os pequenos produtores rurais.

 

O projeto

O projeto “Boas práticas na merenda escolar com agricultura familiar” teve início em 2009, quando o índice era de 30% da agricultura familiar na compra convencional da merenda escolar. “Num primeiro momento, gerou preocupação atingir esse percentual, pois, diante do cenário em que os pequenos produtores se colocavam inicialmente, não havia motivação para produzir para o Pnae. Foi preciso fazer um trabalho intenso ao longo dos anos, e mais especificamente a partir de 2013 é que se buscou associar outros projetos, a exemplo do Programa de Aquisição dos Alimentos (PAA), para então se conseguir trabalhar a proposta de oferta de produtos no Pnae. E partir daí houve uma remodelação do trabalho, por meio de contrato via Itaipu, Biolabore e município, permitindo suporte técnico aos agricultores, que passaram a receber orientações sobre boas práticas da agricultura orgânica e agroecológica no município”, explica a secretária de Educação e Cultura.

 

Reconhecimento

Para ela, a premiação conquistada reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido junto aos produtores rurais do município, como também a alimentação saudável que é oferecida aos alunos. “Cuidar da saúde de nossas crianças também é nossa função enquanto Secretaria de Educação. Por isso investimos na merenda escolar e ampliamos de 30%, que é o mínimo exigido, e alcançamos aproximadamente 70% dos recursos recebidos com compra na agricultura familiar, pois sabemos com que qualidade estamos trabalhando. Temos certeza que esse prêmio é o reconhecimento que a nutricionista e a técnica da Biolabore, junto com as merendeiras e a Apoer, merecem pelo cuidado e zelo com nossas crianças quando se trata de alimentação saudável”, destaca Marilei, evidenciando que houve uma diminuição efetiva no sobrepeso das crianças de 30% em 2013 para 13,7% neste ano.

O prefeito destaca que o prêmio é importante para a valorização dos produtores rurais do município. “Apoiar a agricultura familiar é uma forma de desenvolvimento para o município e oferecer merenda escolar de qualidade é um compromisso com nossas crianças. Aliar as duas práticas está dando tão certo que o município foi reconhecido em nível de Estado com este prêmio”, comemora.

 

Prefeito Jones Heiden recebe a premiação em cerimônia na Assembleia Legislativa

 

Com assessoria

 

Copyright © 2017 O Presente