Municípios Em Maripá

Exposição artística evidencia trabalhos produzidos por pacientes psiquiátricos

(Foto: Divulgação)

O Grupo de Apoio em Saúde Mental “Andorinha”, criado em 2017, está realizando sua segunda Exposição Artística com os trabalhos produzidos no último ano. A abertura ocorreu nesta quinta-feira (11), no Paço Municipal de Maripá, onde segue para visitação do público até dia 1º de agosto.

O grupo de apoio é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde com o objetivo de oferecer apoio psicológico para pacientes psiquiátricos. “Estes pacientes são acompanhados por nossa equipe e o projeto também busca diminuir a medicação e melhorar a qualidade de vida. Ficamos muito felizes em ver os resultados deste trabalho que vem sendo desenvolvido e o quanto elas aguardam novamente pelo dia dos encontros”, afirma a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller.

Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

Os encontros ocorrem a cada quinze dias onde são realizadas atividades como rodas de conversa, orientações psicológicas, dinâmicas de grupo, produções de desenhos, pinturas e modelagens. Luciana Aparecida dos Santos participa do grupo há quase um ano. “Gosto muito de participar e os encontros têm me ajudado bastante”, disse ela.

Segundo a psicóloga Karolina Siebert Sapelli Schadeck, que coordena o projeto, acredita-se que, por meio destas produções, os pacientes tornam-se capazes de externalizar sentimentos e emoções que não conseguem expressar por meio da linguagem falada. “A arte acaba funcionando como meio de canalizar desejos, impulsos e pensamentos que muitas vezes são reprimidos e tornam-se fonte de sofrimento psíquico. Além disso, o grupo possibilita momentos de convivência e inserção social aos pacientes”, explica.

(Foto: Divulgação)

 

Com assessoria

 

TOPO