Ford Show Rural
Ecoville – Maior rede de limpeza
Municípios Sensibilização

Itaipu e Lindeiros criam movimento de cultura pela sustentabilidade em setores públicos

Fotos: Divulgação

 

O Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por meio do convênio Linha Ecológica: Educação Ambiental e Cultura, prefeituras e demais parceiros, está organizando a mobilização denominada “Campanha para formar uma cultura pela sustentabilidade”, que marca as comemorações relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho. São envolvidos os 54 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), e do Oeste do Paraná.

Está em andamento um trabalho de sensibilização com os funcionários que atuam em espaços públicos municipais, segundo informa o presidente dos Lindeiros e prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano). “A metodologia utilizada para atingir o objetivo é a realização de palestras, edição de vídeos, dinâmicas de grupo sobre o impacto da geração de resíduos e a importância do consumo consciente para a manutenção da vida”, observa o gestor do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider. “O foco desta ação é reduzir a utilização de copos descartáveis em espaços públicos, considerando-se o impacto ambiental do uso de plásticos e aspectos econômicos no orçamento municipal a partir desta mudança”, salienta.

Casa do eletricista MINIESCAVADEIRA

 

Efeito prático

Para ter efeito prático são distribuídas canecas para funcionários de setores públicos municipais. O slogan “Minha atitude faz a diferença!” tem o objetivo de estimular a iniciativa pessoal pela sustentabilidade. A proposta é que cada pessoa que receber a caneca passe a utilizá-la diariamente, em sua mesa de trabalho para contagiar outras pessoas com esta atitude.

A coordenação das atividades nos municípios está sob a responsabilidade dos gestores locais de educação ambiental. A mobilização coletiva, com o lançamento da campanha e entrega das canecas, será no decorrer dos meses de junho e julho, de acordo com a organização de cada cidade.

 

 

Com assessoria

TOPO