Municípios CIBiogás, Itaipu e prefeitura

Mais um biodigestor é implantado em Entre Rios do Oeste

Terraplanagem para construção do segundo biodigestor do projeto de biogás foi iniciada terça-feira (08), na propriedade do produtor Claudinei Jardel Stein (Fotos: Patricia Porto)

Foi iniciada na terça-feira (08), na propriedade do produtor Claudinei Jardel Stein, a terraplanagem para a construção do segundo biodigestor do projeto de biogás que envolve a Prefeitura de Entre Rios do Oeste e 19 produtores de suínos do município. Na ocasião, o prefeito Jones Heiden e o engenheiro ambiental do CIBiogás, Luis Thiago Lucio, vistoriaram os trabalhos.

O primeiro biodigestor do projeto foi construído na propriedade do produtor João Ricardo Stein Bremm, no início deste ano.

Casa do Eletricista – RETOMA

De acordo com Lucio, para os próximos 60 dias está programada a construção de mais seis biodigestores no município e até o final do ano os 19 produtores que estão participando do projeto estarão com os equipamentos em funcionamento nas suas propriedades.

O projeto “Arranjo técnico e comercial de geração distribuída de energia elétrica a partir do biogás de biomassa residual da suinocultura em propriedades rurais” tem como objetivo realizar o tratamento dos dejetos animais transformando um passivo ambiental em ativos energético, e é executado pelo Cibiogás, Fundação Parque Tecnológico Itaipu e administração municipal. Somado aos benefícios da geração de energia elétrica com biogás, os produtores também irão usufruir do biofertilizante produzido na biodigestão e, com isso, gerar renda e fortalecer a agricultura familiar no município.

 

Com assessoria

 

Autoridades e representantes do Cibiogás conferiram os trabalhos 

TOPO