Municípios Confira cronograma

Maripá implanta coleta seletiva na área rural

Primeira caçamba foi instalada no Clube Aliança 05 de Outubro (Foto: Divulgação)

Moradores da área rural de Maripá agora contam com Postos de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos recicláveis. Na terça-feira (04), o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Orlando Binsfeld, esteve em reunião com moradores da Linha 05 de Outubro, – local em que foi instalado o primeiro PEV – para apresentar o projeto.

A coleta será feita com caçambas coletoras, em sistema de rodízio. As cinco caçambas são identificadas e contam com orientações para os moradores. De acordo com o secretário, a distribuição está sendo feita gradativamente. “Definimos pontos estratégicos para que sejam de fácil acesso a todos os moradores do interior”, explica.

Casa do Eletricista – RETOMA

Nelas, podem ser depositados todos os tipos de materiais passíveis de reciclagem como papel, papelão, embalagens, latas, plásticos, garrafas pet, vidros (cacos devem ser embalados). “Lixo orgânico e embalagens de agrotóxicos, por exemplo, não devem ser depositados nestes locais”, lembra o secretário.

 

Coleta seletiva

A coleta de recicláveis na área rural faz parte do programa Recicla Maripá, criado para fomentar ações voltadas, principalmente, à destinação correta dos resíduos sólidos. Em reunião realizada nesta terça-feira (4) com servidores de várias áreas da Administração Municipal, outras ações neste sentido também foram discutidas. “Estamos planejando, por exemplo, melhorias para a coleta seletiva na área urbana. Hoje a coleta dos recicláveis é feita no mesmo dia em que é coletado o lixo orgânico. A ideia é que tenhamos um dia específico e os moradores de cada residência receberão uma embalagem de ráfia, em que eles poderão fazer a separação correta. Esse é um projeto que está em andamento e vai levar alguns meses para chegar à população”, conta o secretário.

Segundo o prefeito Anderson Bento Maria, a destinação dos resíduos produzidos nas cidades é um tema em comum de todos os municípios da região. “Levar a coleta seletiva para todos os cantos do município é um passo importante para reduzirmos a quantidade de lixo que ainda não é destinado da forma correta e, desta forma, construirmos uma Maripá cada vez mais sustentável”, ressalta o prefeito Anderson Bento Maria.

A iniciativa também atende ao Programa Maripá Sustentável, ligado ao Programa Cidades Sustentáveis, que tem foco mais abrangente, fomentando ações de sustentabilidade em todos os âmbitos da administração pública. A ação atende, ainda, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis e 12: Consumo e Produção Responsáveis.

 

Cronograma

Segundo o secretário, Orlando Binsfeld, o cronograma poderá ser ajustado conforme a demanda de cada localidade. “Faremos um acompanhamento nos primeiros dois meses e, depois disso, ajustamos o que for necessário para criarmos um cronograma definitivo”, explica.

 

Confira o cronograma inicial

  • Clube Aliança 05 de Outubro: 1ª quinzena do mês.
  • Pavilhão da Comunidade da Linha Alto Aurora: 2º quinzena do mês.
  • Clube de Novo Blumenau: 10 a 14 de junho; 1º a 05 de julho; 22 a 26 de julho (a cada três semanas).
  • Pavilhão da Comunidade da Linha Chapecó: 17 a 21 de junho; 08 a 12 de julho; 29 de julho a 02 de agosto (a cada três semanas).
  • Pavilhão da Comunidade da Estrada Gaúcha: 24 a 28 de junho; 08 a 12 de julho; 29 a 02 de agosto (a cada três semanas).
  • Candeia – Caixa d’água da Associação da Linha 18 de Abril: 1ª quinzena do mês.
  • Pérola Independente – Término da Rua Padre Anchieta, entroncamento saída para Linha Harmonia e Linha Independente: 2ª quinzena do mês.
  • Sede – saída para MR 104: o mês todo.
  • Sede – saída para MR 102: o mês todo.

 

Com assessoria 

TOPO