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Municípios Destaque educacional

Maripá tem a melhor média do Estado no Ensino Médio no Ideb

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Foto: Camila Angst

Trabalho desenvolvido com foco na garantia da qualidade na educação oferecida às crianças, aos adolescentes e aos jovens, que reflete em resultados surpreendentes em avaliações externas. É assim que a secretária de Educação, Cultura e Desporto de Maripá, Janaína Müller Geraldi, resume o trabalho desenvolvido especialmente nas séries iniciais, mas também nas demais etapas de ensino do município, que obteve resultados significativos entre as 16 cidades atendidas pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“A rede municipal teve o melhor resultado no NRE de Toledo e a rede estadual teve média superior às médias do Estado e do Brasil, destacando-se como a melhor média do Paraná”, enfatiza.

Os dados apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) no início deste mês foram formulados para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Os números funcionam como indicadores que possibilitam o monitoramento da qualidade da educação a fim de buscar melhorias, tanto por parte das próprias instituições de ensino, quanto pela comunidade, além de ser importante condutor de políticas públicas em prol da qualidade da educação.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, aplicada nas escolas municipais, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), nos colégios estaduais, realizados a cada dois anos.

As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, porém, por ser a ferramenta de acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, está estabelecido como meta que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

 

Destaque regional

Conforme os dados disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maripá teve o melhor resultado no Ideb referente a 2017 dos municípios atendidos pelo NRE de Toledo, levando em conta apenas a rede de ensino pública, estadual e municipal.

No relatório, o município de Maripá superou em 0,5 ponto a meta projetada para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), atingindo média 7,0. O município também ultrapassou as médias estadual e nacional, que ficaram em 6,5 e 5,6 pontos, respectivamente. Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) a média foi de 6,2, enquanto a meta projetada era de 5,8. Na avaliação do Ensino Médio na rede estadual, a média atingida foi de 5,4 – a maior de todo o Paraná. “Não buscamos especificamente os resultados nessas avaliações, mas um trabalho para garantir a qualidade do ensino ofertado aos alunos. É uma construção que se inicia desde a Educação Infantil e que reflete também nas outras etapas”, resume a secretária de Educação.

O resultado coloca Maripá como a 5ª melhor média entre os 54 municípios de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

 

Comprometimento

Janaína considera que o principal fator para os resultados positivos é o comprometimento de todos os envolvidos na educação do município. “A educação é feita pela comunidade escolar, desde professores, auxiliares, administrativo, zeladores, pais, alunos entre outros profissionais que formam um grande grupo de pessoas que se envolvem no dia a dia das escolas e buscam fazer a sua parte para o sucesso”, diz.

Na visão da secretária de Educação, a formação dos profissionais é um ponto muito relevante para o resultado no desempenho dos alunos. “A maioria dos nossos professores tem pós-graduação e contamos com mestres. Temos investido na formação continuada com a intenção de aprimorar ainda mais os conhecimentos e, nas escolas temos garantido a hora-atividade, conforme a lei nº 11.738/2008, o que possibilita ao profissional o melhor preparo das aulas”, destaca, salientando que há uma equipe de apoio na área educacional do município maripaense, formada por psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista e equipe de supervisão escolar.

Ela explica que as escolas municipais desenvolvem projetos e participam de alguns programas que possibilitam diversidade e enriquecem as aulas. “Os alunos com dificuldades têm aulas de reforço escolar e dependendo do caso passam por avaliação psicoeducacional. Os departamentos de Cultura e Esporte ofertam diversas atividades, o que integra o aluno no contexto educacional de maneira integral”, menciona. “Além das aulas dentro das unidades escolares, há aulas de musicalização, balé, coral e violão”, exemplifica.

Outro fator importante, enaltece Janaína, é a participação da família no processo de ensino e aprendizagem. “A maioria das famílias temos uma participação efetiva na vida escolar das crianças”, afirma.

Ela diz ainda que grande parte dos estudantes são empenhados e envolvidos nas atividades escolares e de contraturno, ressaltando que nos últimos anos o município tem recebido estudantes estrangeiros vindos de diferentes países. “Eles estão se adaptando à escola e nós nos adaptando a eles. Isso mostra que nossos munícipes são interessados e comprometidos”, afirma. “Ficamos muito felizes em ver que a educação tem avançado significativamente nos últimos anos em Maripá. Somente de 2015 até agora foram dois pontos de crescimento. Estes resultados demonstram que as crianças têm acesso a uma educação de qualidade, ensino este que proporcionará a elas um futuro repleto de oportunidades”, conclui a secretária.

 

Análise regional

Assim como Maripá, outros municípios da região também celebraram o alcance das metas estabelecidas para o Ideb em um ou mais níveis de ensino, das redes municipais ou estaduais.

Entre as 16 cidades abrangidas pelo NRE de Toledo, Guaíra, Santa Helena e Toledo alcançaram as metas projetadas para o Ensino Fundamental I e II.

Além de Maripá, Quatro Pontes foi outro município da região Oeste que alcançou a meta projetada para o Ensino Médio, destacando-se com 5,0 pontos.

Conforme a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Quatro Pontes, Araceli Tauchert, o resultado é fruto de um conjunto de ações que são desenvolvidas com os alunos, no qual o professor e a equipe pedagógica têm um papel fundamental em trabalhar diferentes atividades para alcançar um objetivo em comum, que é a aprendizagem básica dos educandos.

Na rede municipal de ensino o município saltou de 6,5 em 2015 para 6,9 em 2017 nos anos iniciais da Escola Municipal Dona Leopoldina, superando a média projetada, que era de 6,3. Segundo Araceli, os dados apresentados pelo Inep ainda demonstram que em 2005 a média de Quatro Pontes era de 4,8, confirmando o expressivo crescimento na educação básica.

 

Acima da meta

O relatório do Inep mostra que no Ensino Fundamental I – vinculado aos municípios – a maioria das cidades apresenta bons resultados no índice que mede a qualidade do aprendizado, com 12 cidades acima da meta projetada (75%).

Por outro lado, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, que são ligados ao Governo do Estado, o maior percentual é de municípios que não chegaram a alcançar as metas projetadas para 2017.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, apenas seis municípios alcançaram a meta, ou seja, 62% das cidades não chegaram aos pontos projetados para o ano passado.

No Ensino Médio, o número é ainda maior: 87% dos 16 municípios não chegaram aos 5,0 pontos do Ideb.

 

Estado

O Paraná está entre os oito Estados brasileiros em que o Ideb nos anos iniciais do Ensino Fundamental ficou igual ou superior a 6,0.

Por outro lado, assim como na maioria dos municípios da região Oeste, o desempenho no Ensino Médio na avaliação estadual segue abaixo da média, assim como nas demais unidades da federação brasileiras. Na etapa mais crítica, o Paraná apresentou índice de 4,0, enquanto a projeção para este ano era de 5,0.

No Brasil, o Estado tem a 8ª maior nota. Ao considerar todo o país, somente os anos iniciais do Ensino Fundamental alcançaram as metas intermediárias definidas para o ano de 2017. Todo o Ensino Médio e os anos finais do Ensino Fundamental ficaram abaixo e apresentaram queda em ao menos um cenário.

 

Secretária de Educação, Cultura e Desporto de Maripá, Janaína Müller Geraldi: “Não buscamos especificamente os resultados nessas avaliações, mas um trabalho para garantir a qualidade do ensino ofertado aos alunos. É uma construção que se inicia desde a Educação Infantil e que reflete também nas outras etapas” (Foto: Camila Angst)

 

 

Município        Ensino Fundamental I    Ensino Fundamental II   Ensino Médio

 

Diamante do Oeste        6,0 (meta 6,5) 4,9 (meta 4,9) 3,1

Entre Rios do Oeste       5,8 (meta 6,5)         5,8 (meta 5,0) 4,7

Guaíra     5,5 (meta 5,1) 5,5 (meta 4,9) 4,0

Marechal Cândido Rondon    6,4 (meta 6,2) 4,8 (meta 5,6) 4,1

Maripá     7,0 (meta 6,5) 6,2 (meta 5,8) 5,4

Mercedes        6,6 (meta 6,4) 5,1 (meta 6,1) 3,8

Nova Santa Rosa   6,1 (meta 6,0)         5,7 (meta 5,9)         4,6

Ouro Verde do Oeste     6,5 (meta 5,9)         4,7 (meta 5,4) 3,7

Palotina   6,6 (meta 6,1) 5,5 (meta 5,7) 4,2

Pato Bragado  6,3 (meta 6,2) 4,8 (meta 6,1) 4,8

Quatro Pontes 6,9 (meta 6,3) 5,0 (meta 5,9)        5,0

Santa Helena  6,7 (meta 6,1) 5,6 (meta 5,1) 4,2

São José das Palmeiras 5,7 (meta 5,8) 4,8 (meta 5,3) 3,5

São Pedro do Iguaçu      6,2 (meta 5,4) 4,3 (meta 5,2) 3,3

Terra Roxa      5,4 (meta 5,7) 4,6 (meta 5,0) 4,3

Toledo     6,5 (meta 6,3) 5,1 (meta 5,1) 4,1

 

 

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