Fale com a gente

Municípios Projetos com a Itaipu

Oito prefeituras já apresentaram propostas para revitalização das prainhas

Publicado

em

Diretor de Coordenação da Itaipu, Newton Kaminski: “No médio prazo, a concessão das áreas de lazer por meio de parcerias público-privadas devem atrair o setor privado para estes empreendimentos, permitindo maior aplicação de recursos e gerando ainda mais atratividade destes espaços” (Foto: Arquivo/OP)

Oito municípios pertencentes ao Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu já apresentaram propostas à Itaipu Binacional para firmarem parcerias para a revitalização das áreas de lazer e balneários banhados pelo lago.

O projeto, divulgado aos 16 municípios em janeiro deste ano, foi apresentado com base em estudos que apontam a possibilidade de um novo modelo de exploração econômica nas áreas de lazer dos municípios, tornando-os viáveis economicamente por meio de parcerias público-privadas. “A possibilidade de concessão dessas áreas de lazer não era permitida até 2017, ano em que a Itaipu redefiniu as regras de comodato e autorizou a concessão desses espaços para atrair investimentos do setor privado”, explica o diretor de Coordenação da binacional, Newton Kaminski.

Segundo ele, em São Miguel do Iguaçu o convênio está vigente e as obras já foram iniciadas, enquanto que em Santa Terezinha de Itaipu o convênio está em processo de assinatura. Os projetos de Santa Helena, Itaipulândia, Guaíra e Missal estão em avaliação pela binacional. “Marechal Cândido Rondon não apresentou o projeto ainda, apenas a ideia em linhas gerais, e isso também está em avaliação pela Itaipu”, declara.

Apesar de não estar na “conta” da hidrelétrica, a presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e prefeita de Mercedes, Cleci Loffi, afirma que o projeto para a revitalização da área de lazer mercedense também já foi protocolado. “Estimamos um investimento de aproximadamente R$ 700 mil”, comenta.

 

Confira matéria completa na edição impressa de O Presente

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente