Fale com a gente

Municípios Show Pecuário 2019

Piscicultura deve seguir exemplo da agricultura, afirma palestrante

Publicado

em

Foto: Divulgação

 

Boa parte do último dia do Show Pecuário 2019 foi dedicado à piscicultura. Dicas de manejo, trato da água e eficiência foram dadas pelos palestrantes aos presentes. O evento é uma realização do Sindicato Rural de Cascavel e da Sociedade Rural do Oeste do Paraná.

A primeira palestra dedicada à piscicultura foi ministrada pelo engenheiro de pesca Eder Felipe Morchbacher, da Emater. O tema foi a busca pela eficiência na atividade. “Para buscar melhores resultados, os piscicultores precisam pensar em seis elos: nutrição, genética, infraestrutura, biossegurança, manejo e gestão. A nutrição, por exemplo, representa 70% do custo de produção na tilápia. Se o produtor descuidar, tem prejuízo”, comentou.

No quesito biossegurança, o engenheiro alertou sobre duas doenças que estão acometendo a tilapicultura: “A francisella e porque não a TILV, que tem causado prejuízos em outros países”, comentou.

Além disso, o extensionista da Emater reforçou a importância da piscicultura ser levada mais a sério pelo produtor rural, que tratá-la como lida com a agricultura: com histórico de ações, planejamento e profissionalismo.

Já Anderson Coldebella, engenheiro da pesca e professor do IFPR de Foz do Iguaçu, mostrou uma visão geral de como estão as águas dos viveiros de piscicultura ao fim do período de engorda dos peixes, nos sistemas atuais de engorda de tilápias na região. Também discorreu sobre quais as possíveis consequências do lançamento destas águas ao ambiente e como os criadores podem melhorar a qualidade das águas durante o período de engorda. “Manter bolsas de oxigênio dissolvido, controlar a alcalinidade e o pH e fazer um manejo alimentar correto estão entre outras ações que podem ser realizadas pelo produtor

Por fim os princípios de uso dos biorremediadores na piscicultura foram o tema da palestra do químico Laercio Richter.

Inicialmente o palestrante falou sobre microrganismos de uma forma geral, buscando desmistificar a fama de que são malfeitores. Na sequência ele fez uma breve abordagem sobre algumas definições relacionadas as questões hídricas, da dinâmica e das interações que a água tem na superfície dos solos e no subsolo e a relação dessas interações com as práticas de usos dos solos e a qualidade das águas para uso na piscicultura. Depois disso, falou sobre o que são, como atuam, quando usar e como aplicar os biorremediadores e os benefícios que se espera com o uso deles.

 

Com assessoria 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente