Fale com a gente

Municípios Gestão 2020/2023

Pré-campanha eleitoral começa a movimentar comunidade acadêmica da Unioeste

Publicado

em

Foto: Joni Lang/OP

O regulamento para a realização de consulta à comunidade acadêmica visando à escolha do reitor, vice-reitor, dos diretores-gerais de campi e dos diretores de centros da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para a gestão 2020/2023 foi aprovado em reunião do Conselho Universitário (COU) na semana passada, bem como o calendário do pleito.

A comissão eleitoral tem como presidente o doutor em Desenvolvimento de Municípios e professor do curso de Administração da Unioeste em Marechal Cândido Rondon, José Ângelo Nicácio. O professor do campus de Cascavel, Denis Dall’Asta, foi escolhido secretário; Andressa Fracaro Cavalheiro, que atua em Francisco Beltrão, é membro da comissão designada pelo reitor Paulo Sérgio Wolff (Cascá).

O presidente da comissão eleitoral informa que a inscrição dos candidatos e das chapas deve ocorrer de 16 a 20 de setembro, sendo que o prazo final para homologação das inscrições ficou definido para o próximo dia 27. O prazo final para recurso às inscrições é o dia 04 de outubro. A campanha dos candidatos e das chapas acontece de 30 de setembro a 21 de outubro, sendo que o pleito está agendado para o dia 22 de outubro em todos os campi da Unioeste.

Segundo ele, a prestação de contas dos candidatos e das chapas precisa ser apresentada até o dia 1º de novembro. Os recursos das prestações de contas devem ser protocolados até 22 de novembro, já o resultado da consulta precisa ser homologado até 02 de dezembro, enquanto o prazo máximo para encaminhar o resultado da consulta a Curitiba vence em 06 de dezembro. “O período eleitoral inicia dia 30 de setembro e envolve pouco mais de 14 mil eleitores, entre acadêmicos dos cursos de graduação, pós-graduação e servidores como agentes universitários e professores”, expõe Nicácio.

 

TRABALHO

No momento, comenta ele, é vivida a fase de formação das comissões setoriais, o que deve ocorrer até o dia 14, depois haverá inscrição de candidatos e chapas, porque as eleições de campi e de centro são individuais. “O processo muda para reitor e vice-reitor, com dois candidatos em cada chapa. Outro ponto é que no caso dos campi ocorre eleição, enquanto para reitor e vice existe o processo de consulta, visto que forma uma lista tríplice que posteriormente é encaminhada ao governador do Estado”, explica.

Conforme Nicácio, a partir da publicação do edital com a homologação das inscrições, no dia 27, os candidatos se afastam das suas atividades profissionais e se dedicam à campanha. “A eleição tem um período curto, que dura de 30 de agosto até 22 de outubro, então a comissão eleitoral se reúne em média uma vez por semana para organizar todo este processo”, menciona.

 

RESOLUÇÃO

O professor enaltece que a comissão eleitoral deve estar isenta de qualquer opinião pessoal, sendo criada exclusivamente com o papel de cumprir as decisões do COU. “A comissão vem zelar pelo cumprimento da resolução e é formada por três membros representantes do COU. Vamos compor seis comissões setoriais indicadas pelos campi, Hospital Universitário e Reitoria, então teremos uma comissão com nove membros. Tudo o que houver de recurso ou estiver fora das regras a comissão eleitoral exercerá o papel disciplinador”, pontua, acrescentando: “Somos fiscalizadores e coordenadores dos trabalhos. Nós organizamos as agendas de debates para candidatos a diretor de campi, centro e reitor e vice, preparamos a logística de material, urna e cédulas. Esta comissão emite parecer de tudo o que acontece, sendo que para o que não for aceito passa a valer o recurso do COU. Somos os executores da resolução do COU e trabalhamos para que ocorre uma eleição tranquila na Universidade”, detalha.

Mais informações em relação ao processo eleitoral podem ser obtidas através do portal https://www5.unioeste.br/eleicoes/principal/index.php.

 

O Presente

 

Presidente da Comissão Eleitoral, professor doutor José Ângelo Nicácio: “O período eleitoral inicia dia 30 de setembro com em torno de 14 mil eleitores, entre acadêmicos dos cursos de graduação, pós-Graduação e servidores como agentes universitários e professores” (Foto: Joni Lang/OP)

10

Copyright © 2017 O Presente