Fale com a gente

Municípios Cadastramento para cirurgias

Processo de castração de cães começa nesta terça-feira em Pato Bragado

Publicado

em

Responsáveis pelo projeto: secretário de Saúde, John Nodari, diretora do Departamento de Atenção Básica, Simoni Tornquist, e a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Tainara Tamiosso (Foto: Marili Koehler)

 

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a Câmara de Vereadores, começará a colocar em prática o projeto de Esterilização de Cães no município, tanto de machos quanto de fêmeas, autorizado pela lei nº 1.605, de 23 de agosto de 2018, e regulamentado pelo decreto nº 99, de 03 de maio de 2019.

Na terça-feira (14), às 19 horas, na Unidade Básica de Saúde, será realizado o primeiro encontro para apresentação da iniciativa e cadastramento para cirurgia. Os proprietários de animais foram divididos em micro áreas e todos participarão do cadastramento em novas datas repassadas pelas agentes comunitárias de saúde durante visitas às residências.

 

CONTROLE POPULACIONAL

O secretário de Saúde, John Nodari, explica que a intenção é auxiliar no controle populacional e de zoonoses de cães, reduzindo a qualidade de animais errantes, abandonos e eventuais ataques. Ele comenta que antes da castração todos serão submetidos à avaliação de médico veterinário para verificação da possibilidade ou não da castração.

A castração será limitada a uma fêmea por casa e não haverá limites para cães machos, tendo prioridade os cães de rua, que serão capturados e colocados em abrigo temporário, fotografados e as imagens postadas na Fanpage do município, antes do processo de esterilização, a fim de que seus proprietários possam reclamar sua guarda. Cada lar adotivo receberá até dez quilos de ração por animal, como forma de estimular a adoção e também serão fornecidos os medicamentos necessários.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente