Fale com a gente

Municípios Influenza

Quatro Pontes cancela “Dia D” de vacinação contra a gripe

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde, de Quatro Pontes, cancelou o “Dia D” da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe), que estava programado para sábado (09). O Ministério da Saúde também atualizou as prioridades e datas para vacinação considerando fatores técnicos, científicos, logísticos, as entregas do laboratório produtor da vacina, evidência epidemiológica, eficácia e a segurança do produto, somados à sustentabilidade da estratégia, visto que a meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário.

As alterações se referem à terceira fase, que inicialmente ocorreria entre os dias 09 a 22 de maio e agora será no período entre 11 de maio a 05 de junho, havendo divisão desta terceira fase em duas etapas. Portanto, a primeira etapa da terceira fase ocorrerá de 11 a 17 de maio, tendo como público-alvo crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto. Já a segunda etapa acontecerá entre 18 de maio a 05 de junho e será voltada para adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

 

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

As pessoas com deficiência, inclusas na terceira etapa, são as que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim, deficiência física é alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.

A deficiência intelectual, por sua vez, é definida como um estado de desenvolvimento incompleto ou estagnado, resultando em dificuldades no processo de aprendizagem, de entendimento, nos aspectos mnemônicos e no uso de recursos aprendidos frente a situações do cotidiano. Na deficiência intelectual, a atividade intelectual apresentada é abaixo da média de “normalidade” pré-estabelecida e associada a limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como, comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilização dos recursos da comunidade, saúde e segurança, assim como habilidades acadêmicas, lazer e trabalho. Existe uma variedade de fatores que resultam na deficiência intelectual: condições sindrômicas, lesões cerebrais, enfermidades que provocam alterações no âmbito físico, sensorial e/ou, neurológico, que de maneira conjunta resulta em disfunções cognitivas e de linguagem, dificultando processos de comunicação e aprendizagem.

Informa-se que pessoas com transtornos mentais não estão contempladas no grupo prioritário “pessoas com deficiência” na classificação de deficiência intelectual. Os transtornos mentais são alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa e, geralmente, são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos anormais, que também podem afetar as relações com outras pessoas. Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

Os documentos de identificação para o grupo prioritário e que devem ser apresentados contemplam laudos e declaração ou atestado médico, comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e documento de aposentadoria da pessoa com deficiência.

 

SEGUNDA ETAPA

Até sexta-feira (08) segue a segunda etapa da campanha, em que o público-alvo engloba caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e portuários, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade. O atendimento ocorre junto à Sala de Vacinação no Centro de Saúde, das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.

Há distribuição de senhas para evitar a aglomeração de pessoas, sendo orientado já na entrada do Centro de Saúde sobre a documentação necessária para a comprovação de pertencimento ao grupo atendido nesta fase de vacinação, de acordo com as exigências do Ministério da Saúde, por meio do ofício nº 177/2020/CGPNI/DEIDT/SVS/MS. Em caso de fila, pede-se que se mantenha uma distância de pelo menos dois metros dos demais, principalmente os idosos que ainda não receberam a dose da vacina na primeira fase. Também solicita-se levar a caderneta de vacinação.

 

NÚMEROS

Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento já foram aplicadas 1.051 doses, divididas entre quatro policiais, 139 pessoas com doenças crônicas, 695 idosos, 64 trabalhadores da saúde, 17 adultos e outros 102, visto que uma empresa do município comprou doses da vacina e disponibilizou aos seus funcionários, 28 caminhoneiros e dois motoristas de coletivo. Ao município, foram repassadas 942 doses através da 20ª Regional de Saúde de Toledo.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente