Pref. Pato Bragado – Dengue 2019
Municípios Hábitos saudáveis

Quatro Pontes investe na saúde do corpo e da mente da terceira idade

Os idosos de hoje não abrem mão de uma vida ativa e proveitosa (Foto: Vanderleia Kochepka)
  • (Foto: Vanderleia Kochepka)

  • (Foto: Vanderleia Kochepka)

  • (Foto: Vanderleia Kochepka)

  • (Foto: Vanderleia Kochepka)

Os idosos de hoje não abrem mão de uma vida ativa e proveitosa. Hábitos saudáveis, exercícios físicos e interação social estão entre as atitudes para uma velhice feliz. Em Quatro Pontes, 105 idosos, entre mulheres e homens, participam semanalmente das atividades ofertadas gratuitamente pelo Departamento de Esportes na Academia da Terceira Idade, junto ao Centro Poliesportivo Seno José Lang. Ali, no início de 2018, o espaço foi adaptado e ganhou aparelhos de ginástica, com custo total de R$ 80 mil. Ao mesmo tempo, o Centro Poliesportivo recebeu pintura interna e externa, somando R$ 45 mil, para melhor aparência e conservação do lugar público. Ambos os recursos foram aplicados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Logo que iniciado, o projeto “Envelhecer com saúde”, coordenado pelos professores Vando Golfetto e Djeferson Rodrigues Freitas, com acompanhamento da nutricionista Priscila Rossato Neuberger e da psicóloga Andrieli Sofia Bonissoni, foi bem aceito pela terceira idade e houve ampliação dos horários. A proposta, explicam os professores, é contribuir para que os idosos tenham hábitos alimentares mais saudáveis visando à melhora da qualidade de vida desta população. “Além das atividades, os idosos têm palestras de conscientização com a psicóloga. A nutricionista, por sua vez, aborda os principais benefícios da alimentação saudável no processo de envelhecimento e busca identificar os principais alimentos e vitaminas necessários na cadeia alimentar dos idosos. A avaliação e monitoramento permitem a identificação e compreensão dos principais avanços do projeto”, enaltecem.

Casa do Eletricista folha LORENZETTI

 

Especializações

Para um melhor ensino, Golfetto e Freitas ainda fazem cursos. No dia de 18 de maio, especialização de personal trainer foi ofertada pelo Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região do Paraná (CREF9-PR), em Cascavel. Já no último sábado (08), na Universidade Paranaense (Unipar) de Toledo, eles fizeram cursos sobre exercícios de musculação e ginástica de academia.

Atualmente, os exercícios trabalhados com os idosos englobam treino de musculação, treino aeróbico, exercícios direcionados às atividades diárias dos idosos, bíceps, tríceps, punho, anterior e posterior de coxa gêmeos, abdominal, glúteo, peito, costas e alongamento.

 

Aulas

As aulas são ministradas de segunda à quinta-feira das 08 às 09 horas, 09 às 10 horas, 10 às 11 horas e das 13h45 às 14h45, 14h45 às 15h45 e das 15h45 às 16h45. Hoje, somente há vagas para o período da tarde e as matrículas devem ser realizadas no Departamento de Esportes, com Marlene. O requisito é ter idade a partir dos 55 anos.

 

Com assessoria 

TOPO