Municípios Encceja 2018

Quatropontenses terão aulas preparatórias gratuitas para Encceja 2018

Com a intenção de preparar, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Quatro Pontes ofertará aulas gratuitas aos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018, tendo por local a Escola Municipal Dona Leopoldina. (Foto: Divulgação)

Com a intenção de preparar, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Quatro Pontes ofertará aulas gratuitas aos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018, tendo por local a Escola Municipal Dona Leopoldina. A primeira será de matemática e está marcada para quarta-feira (25). Já na quinta-feira (26) haverá aula de língua portuguesa e na próxima segunda-feira (30) de história, redação e filosofia. Todas serão ministradas das 19 às 22 horas.

Para participar não é necessário se inscrever. O único requisito é levar caderno, lápis e borracha. A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Tauchert, comenta que os professores são voluntários. “São pessoas que se dispuseram a ensinar. A princípio, temos as referidas aulas programadas, mas outras datas serão definidas para abranger as demais disciplinas”, assegura.

Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

 

Provas

A data das provas está marcada para 05 de agosto, com provável divulgação do gabarito no dia 17 do referido mês. As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), e a Secretaria da Educação do Paraná, juntamente com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), que emite os certificados dos estudantes. O resultado está programado para o início de outubro.

Elas serão aplicadas em um único dia, de manhã e à tarde, abrangendo 49 municípios: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Cianorte, Colombo, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ibiporã, Lapa, Laranjeiras do Sul, Londrina, Mandirituba, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Maringá, Matinhos, Medianeira, Paiçandu, Palmas, Palmeira, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Rolândia, Santo Antônio do Sudoeste, São José dos Pinhais, Sarandi, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Cada prova terá 30 perguntas de múltipla escolha, além de uma redação. O candidato aprovado em todas as disciplinas recebe a certificação, mas também é possível receber declaração de proficiência somente nas disciplinas em que for aprovado.

 

Encceja

O Encceja é uma prova gratuita que é responsável por certificar jovens e adultos para o Ensino Fundamental e Médio. Para fazer essa prova é preciso atender a pré-requisitos, como jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame para o Ensino Fundamental e jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame para o Ensino Médio, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

 

Com assessoria

TOPO