Fale com a gente

Municípios Lua de sangue

Rondonenses registram fenômenos da superlua e eclipse lunar; confira as imagens

Publicado

em

Foto: Rafael Liotto

 

Quem conseguiu ficar acordado na madrugada desta segunda-feira (21) assistiu a um espetáculo raro da astronomia: o eclipse total de uma ‘superlua”. O fenômeno começou por volta da 01h30 de hoje, quando a Lua começou a entrar na sombra da Terra e teve início o eclipse parcial.

Pouco depois das 02h30 começou o eclipse total, ou seja, a chamada Lua de Sangue, que é quando o satélite está completamente na sombra da Terra e adquire uma cor avermelhada. O fenômeno durou aproximadamente uma hora.

Em Marechal Cândido Rondon e outros municípios da região, muitas pessoas ficaram encantadas com a beleza do céu e aproveitaram para registrar o fenômeno. Os fotógrafos rondonenses Rafael Liotto e Rafael Sturm capturaram com suas lentes toda a magia do primeiro fenômeno astronômico do ano. Algumas fotos foram compartilhadas nas redes sociais e conquistaram inúmeras curtidas e comentários.

Quem também aproveitou para registrar o deslumbrante cenário da madrugada foi o repórter Evandro Mendes, de Terra Roxa. Com todo seu talento ele mostrou de perto a formação da Lua de Sangue.

Confira as imagens na galeria.

 

Próximo eclipse será em 2021

Para quem não conseguiu acompanhar o espetáculo nesta madrugada, a próxima oportunidade será somente em 2021, quando, segundo a pesquisadora do Observatório Nacional, Josina Nascimento, ocorrerá o próximo eclipse total da Lua. O fenômeno, no entanto, não será visível em todo o território nacional e em todas as suas fases.

Já a próxima Lua de Sangue visível para os brasileiros ocorrerá somente em 16 de maio de 2022, de acordo com a previsão dos pesquisadores.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente