Pref. MCR Novembro Azul.
Municípios Segurança

Santa Helena pode ganhar 4ª Cia da Polícia Militar ou Companhia Independente

Prefeito Airton Copatti recebeu o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Marcos Sperka, junto ao comandante do 4° Pelotão da PM de Santa Helena, tenente Leonardo Franco (Foto: Divulgação)

O prefeito de Santa Helena, Airton Copatti, voltou a se reunir com autoridades militares, na semana passada, para alinhar a instalação da Companhia da Polícia Militar no município. Em seu gabinete, o mandatário recebeu o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar com sede em Toledo, tenente coronel Marcos Sperka, junto ao comandante do 4° Pelotão de Polícia Militar de Santa Helena, tenente Leonardo Franco.

A estrutura, localizada no bairro Cidade Nova, está finalizada e possui uma área de 633 metros quadrados. O valor total do investimento é de R$ 1,2 milhão, com recursos próprios da administração municipal.

Casa do Eletricista folha LORENZETTI

De acordo com o tenente coronel Sperka, a necessidade do encontro com a administração municipal é no sentido de o 19º Batalhão trabalhar em conjunto com a municipalidade para materializar a 4º Cia ou a Companhia Independente, conforme firmado entre o município e a Secretaria de Estado da Segurança Pública. “Esse contato com o município se faz necessário para que pudéssemos apresentar ao prefeito o que o batalhão pode fazer para materializar a 4ª Companhia da Polícia Militar ou a Companhia Independente. Há entraves burocráticos e de ordem superior a mim, porém sabemos que o prefeito está trabalhando para superar essas questões. Além disso, há um tempo para verificação de efetivo, levando em conta que não tenho conhecimento de Escolas de Formação de Soldados em andamento na região, de forma que também não podemos falar para o município e para a região que a companhia será colocada em funcionamento de um dia para o outro”, destaca, ressaltando que cabe agora ao Governo do Estado a outra parte do acordo, que seria os ajustes necessários em termos de logística e material.

Devem fazer parte da Companhia de Polícia Militar de Santa Helena os municípios de Diamante d’Oeste, São José das Palmeiras, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado.

O prefeito Airton Copatti pontua que o município vem mantendo contato com o Governo do Estado para que a instalação da Companhia Independente ou a 4ª Companhia da Polícia Militar seja decidida o mais breve possível. “Estamos trabalhando de forma conjunta com a Polícia Militar e governo estadual para que o projeto seja efetivamente colocado em prática, pois a Companhia irá trazer mais segurança em nosso município e a toda região”, enfatiza o prefeito.

 

 

Com assessoria

TOPO