Fale com a gente

Municípios Melhorias

Saúde de Pato Bragado implanta sistema integrado de serviços

Publicado

em

Enfermeira Claudete Tiecker: atendimento da farmácia será normalizado a partir de hoje (04) (Foto: Marili Koehler)

Em busca da integração dos serviços prestados, agilizando e oportunizando o acompanhamento completo do paciente, com transparência à população e órgãos fiscalizadores, a Secretaria de Saúde de Pato Bragado realiza a migração de informações para um novo sistema de dados. O processo ocorre em todos os setores da Secretaria, abrangendo a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Unidade de Atenção Primária à Saúde da Mulher (UAPSF).

Na farmácia da UBS, a passagem é considerada de maior complexidade e morosidade, uma vez que, em comparação com o novo sistema, o antigo apresentava diversas limitações e é necessário que os colaboradores procedam manualmente o preenchimento do novo cadastro.

A farmacêutica Claudete Specht Tiecker explica que para poder agilizar o processo, desde sexta-feira (27) à tarde a farmácia foi fechada para iniciar, aproveitando, assim, o fim de semana, ponto facultativo e feriado. “Trabalhamos intensamente todos esses dias na intenção de causar o mínimo transtorno possível à população, já que não é possível repassar os medicamentos nesse período, sem encerrar esse processo de migração de cerca de 400 itens (medicamentos), sem contar toda a parte contábil e a adaptação dos colaboradores às novas formas de controle”, comenta, informando ainda que a previsão é de que o processo encerre hoje (04), retornando assim ao atendimento normal.

 

Secretaria quer reduzir fila de espera por exames

Ao mesmo tempo em que desenvolve um projeto que objetiva inserir adolescentes nas campanhas promovidas ao longo do ano, a Secretaria de Saúde de Pato Bragado trabalha a redução do tempo de espera por exames que normalmente são feitos fora do município.

A intenção é manter um cadastro atualizado, com o número do telefone de todas as pessoas que procuram a Unidade Básica de Saúde em busca desse tipo de serviço ou outras informações.

Por isso, segundo a assessora da Secretaria de Saúde, Neusa Inês Schirmann, é necessário que os próprios pacientes colaborem e fiquem atentos para não perderem a ordem de agendamento. “Menos espera e mais saúde, esse é um dos compromissos da administração municipal. Conforme vamos conseguindo as vagas, nas clínicas e hospitais, entramos em contato via telefone com os pacientes”, explica, acrescentando que é fundamental que as pessoas mantenham, de preferência, dois contatos atualizados na Secretaria, uma vez que a disponibilidade de vaga será informada apenas por telefone. “Também é essencial que retornem pelos números 3282-1396 e 98811-5776, caso não tenham atendido a ligação, evitando a perda da vaga”, frisa.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente