Fale com a gente

Municípios Tityus serrulatus

Vigilância Sanitária alerta para presença de escorpião amarelo em Nova Santa Rosa

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Santa Rosa alerta para a presença de escorpião no município. Uma moradora da Linha Machado de Assis entrou em contato com a equipe para informar que no domingo (26) encontrou um escorpião amarelo em sua própria roupa quando ia tomar banho. O inseto foi levado para Vigilância Sanitária que posteriormente encaminhará o aracnídeo da espécie Tityus serrulatus, popularmente conhecido como Escorpião Amarelo, para o Centro de Zoonoses em Curitiba, para identificação do mesmo.

O Chefe de Serviços de Vigilância Sanitária, José Roberto Garai (Zinho), pede para que a população esteja sempre atenta e tenha cuidado ao encontrar essas espécies, pois podem causar acidentes graves e levar a óbito. É importante comunicar a Vigilância Sanitária Municipal que fará a captura e os procedimentos necessários.

 

ESCORPIÃO AMARELO

O escorpião amarelo é considerado o mais venenoso de toda a América do Sul. Seu veneno é neurotóxico, ou seja, age no sistema nervoso periférico. Pode ser letal, dependendo da quantidade de veneno injetada e das condições físicas da vítima (principalmente crianças e idosos), sendo responsável pela maioria dos acidentes graves no Brasil. É importante agir rápido. Por se tratar da espécie mais venenosa das Américas, o efeito de sua picada é rápido. O atendimento deve ser feito em um tempo máximo de três horas. Apesar de dolorida, a picada não deixa marcas, então não há como saber onde exatamente ocorreu. Não é indicado o uso de qualquer medicamento ou procedimento paliativo (enfaixar, imobilizar, amarrar).

Em caso de picada do animal, a população deve procurar atendimento médico urgente.

 

CUIDADOS

Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;

Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha;

Mantenha camas e berços afastados da parede;

Evite que lençóis toquem no chão;

Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;

Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;

Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, pois o desalojamento pode favorecer o aumento da população;

Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins e terrenos baldios;

Cuidado com restos de obras e terraplanagem que possam causar acúmulo de entulho;

Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos, que são fontes de alimento para os escorpiões.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente