O Presente
Marechal

Celebrações acolhem imagem de Nossa Senhora Aparecida

calendar_month 22 de agosto de 2017
3 min de leitura

Centenas de fiéis participaram na noite do último sábado (19), em Marechal Cândido Rondon, da missa jubilar dos 300 anos do aparecimento de Nossa Senhora Aparecida. Com a igreja lotada, os devotos assistiram ao tão aguardado momento: a entrada da imagem peregrina da mãe de Jesus. Vinda da Paróquia de Nova Santa Rosa, a imagem permanecerá nas capelas das comunidades rondonenses até sexta-feira (26), quando irá para Guaíra.

As celebrações do jubileu se estenderão até o dia 11 de outubro de 2017, quando se encerra o Ano Mariano. Ao longo deste período, as (arqui)dioceses são convidadas a realizar atividades para vivenciarem intensamente o jubileu, voltando seus corações para a Santíssima Virgem Maria. “Para nós, católicos, a passagem da imagem de Nossa Senhora Aparecida é algo muito importante porque temos uma devoção muito forte a ela. Independente se estamos alegres ou tristes, agradecemos e louvamos, e quando precisamos de algo, recorremos a ela, pedindo pela sua interseção”, declara a Ilone Cassel, ministra da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. 

Conforme Ilone, a celebração com a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi, sem dúvidas, umas da mais emocionantes para os devotos. “Estamos muito felizes com a visita da imagem. A maioria dos católicos tem uma devoção profunda pela Nossa Senhora Aparecida, principalmente porque ela foi escolhida por Deus para ser a mãe de seus filhos e, com isso, acabou vindo a nós também como nossa mãe”, enfatiza.

Durante a semana, a imagem passará por todas as comunidades rondonenses, onde serão realizadas missas todas as noites. Hoje (22), às 19h30, a celebração acontece na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; amanhã (23) na matriz, às 19 horas; na quarta-feira (24) na capela do Bairro São Francisco, às 19h30; e o encerramento da passagem da imagem será na sexta-feira (25), às 19h30, no Jardim Ana Paula. “A imagem também permanece durante o dia nas capelas das comunidades e fazendo visitação aos doentes e nas casas de idosos, além de momentos de espiritualidade na matriz”, informa Ilone.

 

História do aparecimento da imagem

A imagem foi encontrada em outubro 1717 pelos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves nas águas do Rio Paraíba do Sul, próximo do Porto de Itaguaçu, na Vila de Guaratinguetá, em São Paulo. Os três estavam há dias sem pescar e com a missão de levar peixe para a festa de recepção do famoso Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida, governante da capitania da cidade de São Paulo e de Minas de Ouro, na época, que estava de passagem pela cidade.

Esperançosos, eles fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus para que voltassem fartos de peixes para a festança. Quando estavam quase desistindo da pescaria, João Alves arremessou a rede novamente e fisgou uma parte do corpo da imagem escura de Nossa Senhora Aparecida. Emocionado, lançou a rede pela segunda vez e encontrou a cabeça da imagem. Em seguida veio o milagre. As redes enchiam-se de peixes, o que os deixou preocupados com o perigo do barco virar e perder todos os peixes apanhados.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.