Fale com a gente

Paraná

EJA: matrículas têm queda no Ensino Fundamental e crescem no Ensino Médio

Publicado

em

As matrículas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Marechal Cândido Rondon caíram cerca de 6% no Ensino Fundamental, de acordo com dados do Boletim de Conjuntura Econômica Regional do Oeste do Paraná, do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). Em contrapartida, as matrículas no Ensino Médio aumentaram quase 35%. Munícipios como Guaíra, Maripá, Mercedes, Missal e Santa Helena também registraram diminuição de alunos matriculados no Ensino Fundamental.

Essa queda pode ser ocasionada por diversos fatores, dentre eles a falta de motivação. “Os alunos até têm vontade de vir para a escola, mas geralmente as pessoas que estudam nessas etapas precisam trabalhar durante o dia e às vezes também à noite, por isso precisamos nos adequar aos horários deles”, destaca a responsável pelo setor de matrículas da EJA, séries iniciais, na Escola Bento Munhoz da Rocha Neto, Margareth Bettega. Contudo, mesmo assim, muitos desistem pelo cansaço ou pela incompatibilidade de horário entre o trabalho e o estudo.

Conforme Margareth, os alunos dessas etapas estão em sua maioria na faixa dos 30 aos 70 anos e são moradores da área urbana do município. “Outra grande dificuldade que temos é a questão da saúde. Muitos já estão aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por não poderem mais exercer determinada função. Por isso, eles vêm buscar o conhecimento para tentar conseguir outros trabalhos”, diz.

Confira a matéria completa na edição impressa desta terça-feira (07).

Copyright © 2017 O Presente