Depois de um fim de semana com chuva generalizada e com forte intensidade em vários municípios do Paraná, mais uma semana começou e o fenômeno climático ainda não deu trégua no Estado.
Em Marechal Cândido Rondon, os fortes ventos derrubaram cinco postes de energia na Linha Concórdia, interior do município, e parte da cobertura do salão de festas da igreja da comunidade foi completamente arrancada.
Conforme apontam os institutos de meteorologia do Paraná, o tempo deve seguir instável durante toda a semana, com mais pancadas de chuva e raios. Além de fortes chuvas e ventos, não está descartada a possibilidade de queda de granizo em algumas regiões. As rajadas de vento mais intensas podem alcançar velocidades da ordem dos 90 km/h, suficiente para causar destelhamento e mesmo a queda de algumas árvores.
Feriado chuvoso
Se as previsões se concretizarem, a semana de feriado nacional será chuvosa e com oscilação nas temperaturas em Marechal Cândido Rondon. Hoje (10) e amanhã (11) o sol deve aparecer, mas entre pancadas de chuvas. Na quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora de Aparecida e Dia das Crianças, o dia deve permanecer nublado e com chuvas ao longo de todo o dia. O mesmo se repete na sexta-feira (13). Em todos os dias, as temperaturas ficam entre 17ºC e 30ºC.
Baixa pressão atmosférica
A baixa pressão atmosférica que predomina entre o Sul do Brasil, o Paraguai e o Norte da Argentina, e que também é observada no mar, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, concentra a umidade e estimula o desenvolvimento de muitos aglomerados de nuvens carregadas, com potencial para temporais. Esta situação vem sendo observada desde o início de agosto e vai persistir ainda por toda a semana. Até amanhã (11), a passagem de outra frente fria pelo litoral da região Sul vai ajudar a manter e reforçar as áreas de nuvens carregadas sobre os três Estados.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, entre o dia 1º e ontem (09), Curitiba acumulou aproximadamente 68 milímetros de chuva, mais ou menos metade da média normal de chuva para outubro.
A situação de Florianópolis é semelhante. Em nove dias choveu quase 70 milímetros, aproximadamente 55% da média de chuva para outubro. Porto Alegre acumulou em nove dias cerca de 37 milímetros, 33% da média para outubro.
As três Capitais do Sul terão muita chuva até o fim da semana. O volume de chuva esperado para Porto Alegre é preocupante.