Paraná

Inundações causam estragos em propriedades de Marechal Rondon e Entre Rios

O Presente

 

Os cerca de 160 milímetros de chuva registrados entre a noite de domingo (29) e a manhã de ontem (30) deixaram estragos nas propriedades rurais situadas nas linhas Eldorado e Herrmann, no distrito de São Roque, assim como Divisa e Volta Gaúcha, respectivamente nas divisas dos municípios de Marechal Cândido Rondon e Entre Rios do Oeste, comprometendo as lavouras e causando prejuízos em residências.

Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

Conforme relatos de moradores, as águas do Rio São Francisco subiram cerca de sete metros, causando prejuízos devido à inundação de áreas que foram cultivadas há pouco tempo, além de invadir aviários, chiqueirões, de ilhar animais e invadir residências. Pequenos agricultores foram retirados de suas casas por medida de segurança em virtude da inundação, que cobriu parcialmente várias moradias nas localidades citadas.

Informações dão conta de que grandes prejuízos foram registrados na propriedade de Douglas Lamb, uma vez que a água do rio invadiu um aviário e matou de 14 mil a 15 mil aves. Em meados de junho/julho de 2014 uma inundação ainda maior matou um lote completo de aves e em dezembro de 2015 gerou perdas em pastagens e em uma área de lavoura. Outros animais teriam morrido ontem, contudo não havia um levantamento confirmando tal informação.

Luzia Serfas, de 52 anos, reside em uma propriedade de terceiros e que está situada na Linha Eldorado. Ela conta que se assustou com a enxurrada, que invadiu um galpão e levou cerca de uma dezena de sacos de trato para animais. “Quando vi a água subindo eu corri e assim consegui salvar vários sacos de alimentos e os quase 20 animais que tenho aqui, como porco, galinhas e vacas. A preocupação agora é para que a água não suba mais, porque faz três anos que vários agricultores perderam animais, móveis, além de outros prejuízos nas casas e nas terras que estavam plantadas. Ainda bem que a casa onde moro não foi atingida, assim não perdi nada dentro dela”, diz. Confira a galeria de imagens.

 

Leia a matéria completa na edição impressa desta terça-feira (31)

 

 

TOPO