Preocupadas com a desordem na vida política brasileira, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) prepararam um encontro pautado numa agenda econômica para o País, o 4º Fórum CACB Mil. O evento está sendo realizado no auditório do Recanto das Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu, e conta com a presença de diversas entidades e lideranças empresarias de todo o Brasil, inclusive de Marechal Cândido Rondon.
Alguns empresários aproveitaram a ocasião e manifestaram a reprovação e indignação diante da paralisação das obras de duplicação da BR-163, entre Marechal Rondon e Toledo. As lideranças rondonenses e toledenses posaram para uma foto no Congresso Empresarial Paranaense, como forma de protesto à paralisação. A imagem projetada no telã, ao fundo da foto, traz um recado para os políticos, por meio de uma singela referência às eleições do próximo ano. “Lembraremos em 2018!”.
Paralisação
Neste ano, por diversas vezes a empreiteira responsável pela obra de duplicação da rodovia diminuiu a frente de trabalho e atualmente os serviços estão praticamente paralisados devido à falta de repasse de recursos por parte da União.
Dos quase 40 quilômetros que devem ser duplicados, menos de dez estão com pavimentação asfáltica e com muitos ajustes e arremates a serem feitos. Inicialmente, a previsão era que a obra, que começou quase no fim de 2015, fosse concluída neste mês de outubro, no entanto, devido aos impasses até mesmo a expectativa de termina-la em 2018 foi colocada em xeque.