O Presente
Paraná

Mais de 200 mil estudantes devem fazer a segunda etapa do Enem no Paraná

calendar_month 12 de novembro de 2017
3 min de leitura

Mais de 200 mil estudantes devem fazer a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (12) no Paraná. Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13h. As provas começam às 13h30.

Os candidatos terão de responder 45 questões de química, física e biologia, e outras 45 de matemática.

A partir das 18h, o G1 terá um programa ao vivo para corrigir e comentar a prova. O gabarito oficial das provas só será divulgado na quinta-feira (16), e as notas individuais saem no dia 19 de janeiro.

Tinham 287.837 inscritos confirmados para realizar o Enem no estado. Porém, 85.200 – ou seja, 29,60% do total – faltaram ao primeiro dia de prova, há uma semana, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os presentes representaram 70,40%, somando 202.637 pessoas.

 

O que pode levar

É obrigatório apenas:

Documento original com foto na validade (não vale carteirinha de estudante ou certidão de nascimento; 

Caneta preta de tubo transparente

É recomendável levar o "Cartão de confirmação" impresso porque ele tem data e local da prova. Mas ele não é obrigatório. É proibido lápis, borracha, calculadora, fone de ouvido, óculos escuros, boné, chapéu, gorro, aparelho eletrônico, como celular, tablet, relógio, livros e anotações.

Em caso de roubo do documento, é preciso apresentar um boletim de ocorrência feito com menos de 90 dias de antecedência do exame.

Os candidatos podem levar lanches, mas eles devem estar lacrados. Caso estejam abertos, devem estar guardados em sacos plásticos ou potes transparentes. Se houver alguma suspeita, os fiscais tem autorização para revistar.

 

Provas aos domingos

Neste ano, as provas ocorrem em dois domingos. Até 2016, elas eram realizadas em um único fim de semana: no sábado e no domingo.

No primeiro dia, os estudantes precisaram responder as questões sobre redação, português, literatura, língua estrangeira, história, geografia, filosofia e sociologia, além da redação. A prova teve duração de 5 horas e 30 minutos.

O tema da redação do Enem 2017 surpreendeu e desagradou muitos candidatos. Eles tiveram de fazer um texto dissertativo sobre os "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

 

Com informações G1 PR

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.