A partir deste ano, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) passa a utilizar um novo instrumento para medir a qualidade dos gastos dos municípios paranaenses, avaliando as políticas e ações públicas dos prefeitos. Trata-se do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), que avalia sete indicadores: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, tecnologia da informação e planejamento contra desastres naturais.
O índice foi apurado a partir de questionários elaborados pelo TCE-PR e enviados aos municípios. As informações prestadas pelas administrações foram avaliadas, por amostragem, por equipe técnica do Tribunal. Os dados validados são consolidados e enviados ao IRB, que é o órgão de estudos dos Tribunais de Contas brasileiros, a quem cabe calcular o índice de cada uma das sete dimensões e definir o resultado final.
Ranking
Dos 399 municípios paranaenses, 282 tiveram o índice calculado e fazem parte do primeiro ranking. Curitiba e Ubiratã foram os municípios mais bem avaliados, com índice 0,77. Além deles, mais quatro municípios tiveram índices superiores a 0,75 e foram caracterizados como de gestão “muito efetiva”: Arapongas, Pinhais, São Jorge do Ivaí e Ivaiporã.
Maripá na frente
Maripá foi o município da região Oeste avaliado com o melhor desempenho. Para o prefeito Anderson Bento Maria, o resultado traz o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo da gestão. “A avaliação demonstra a assertividade nas nossas decisões de como priorizar e investir o dinheiro público, o que tem sido feito a partir de muito planejamento, tendo como apoio uma equipe responsável e empenhada. Vamos continuar buscando fazer cada vez mais e melhor”, destaca.
Maripá foi avaliado com nota 72, que caracteriza o município como gestão “efetiva”.
Confira a matéria completa na edição impressa desta terça-feira (24).