O Presente
Paraná

Municípios da região seguem proposta da FAO e trabalham conceitos para alimentação saudável

calendar_month 23 de outubro de 2017
3 min de leitura

Outubro, o ‘Mês da Alimentação Saudável’, está sendo trabalhado de variadas maneiras na região Oeste do Paraná. A abordagem ao tema é uma proposta Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em alusão ao dia 16 de outubro, data de fundação da entidade em 1945. Palestras, cursos e oficinas foram realizadaspela Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), administrações municipais e Itaipu Binacional pelo projeto Desenvolvimento Rural Sustentável.

No município de Céu Azul foi realizado o curso ‘Transformação Artesanal de Conservas e Doces de Frutas’.  Coordenado pela engenheira agrônoma Daniela Zigiotto e aplicado pela tecnóloga em alimentos e mestre em Engenharia Química, Débora GuerinoBoico, o objetivo foi proporcionar, de forma didática, conceitos teóricos e práticos relacionados ao processamento de conservas de vegetais. O aproveitamento dos excedentes de produtos da agricultura familiar esteve em foco. Com esta dinâmica, a intenção é agregar conhecimento e oportunizar opções diferenciadas de renda à família.

Seleção dos produtos, pré-lavagem, corte, branqueamento, arrumação da embalagem, preparação da calda, fechamento dos vidros e tratamento térmico fizeram parte da grade do treinamento.

Alimentação escolar

Em Marechal Cândido Rondon foram ministradas as palestras ‘Manipulação e Compromisso com a Segurança Alimentar nas Escolas’. Participaram 40 cozinheiras e zeladoras de escolas municipais, tendo em vista uma parceria com a Prefeitura Municipal, com as nutricionistas responsáveis pela aquisição da merenda escolar.

O treinamento trabalhou os conceitos em vigilância sanitária, manipulação de alimentos, interação de micro-organismos nos alimentos, aspectos sensoriais, prazo de validade e integridade das embalagens, armazenamento, reaproveitamento e a utilização integral dos alimentos.

Empreendedores rurais

Feirantes, microempreendedores individuais e empreendedores rurais foram envolvidos com o projeto Desenvolvimento Rural Sustentável, disponibilizado para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em Santa Helena. O tema é composto por um ciclo de atividades, com vistas à capacitação e obtenção de maior conhecimento na área de segurança alimentar para os feirantes e microempreendedores que processam alimentos com a finalidade de comercialização.

O objetivo, segundo Débora Boico, é promover a conscientização e estímulo ao desenvolvimento, com alimentos de melhor qualidade, atendimento às legislações vigentes, e inserção, manutenção e conquista de mercados.

Com informações Assessoria

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.